5 dicas para se comunicar melhor no ambiente de trabalho

Imagem2

 

Ser capaz de exprimir as suas ideias com clareza é tão importante quanto tê-las. Afinal, saber se expressar adequadamente com diferentes pessoas e situações te ajuda a apresentar o seu projeto, conquistar novos clientes e convencê-los, lidar com opiniões divergentes e criar relacionamentos, dentro e fora da empresa. Com tamanha importância, por que não checar essas 5 dicas para se comunicar melhor no ambiente de trabalho e progredir a sua vida?

Escolha as palavras certas

Uma única palavra pode causar um grande desentendimento. Desse modo, seja claro e preciso na escolha dos termos que empregará em suas frases, adaptando-se de acordo com o perfil e com a situação. Certifique-se de utilizar jargões técnicos ou outra língua apenas com quem irá entender, evite gírias (a menos que elas sejam bem aceitas) e palavrões, e tome cuidado com os vocabulários de duplo sentido ou que possam ser ofensivos.

Aumente o seu conhecimento

Uma conversa pode se tornar muito mais interessante com bons argumentos durante uma discussão, ou com opiniões baseadas em informações e fatos, ao invés de “achismos”. Por isso, invista na leitura. Além de ficar bem informado, ler livros, revistas, blogs e jornais enriquece o seu vocabulário, melhora a sua escrita e reduz os erros gramaticais.

Aprenda a ouvir

Não basta apenas ser bem articulado e falar bem, é necessário também aprender a ouvir o seu interlocutor. Mais do que isso, é preciso praticar a escuta receptiva, utilizando todos os seus sentidos e demonstrando interesse no que o outro tem a dizer. Pessoas que cortam o assunto ou interrompem o tempo todo os colegas acabam sendo chatas e excluídas do grupo.

Seja empático

A empatia é uma qualidade que ajuda a lidar com diferentes públicos, trabalhar em equipe e construir relacionamentos mais sólidos. Quando nos colocamos no lugar do outro, conseguimos compreender melhor o nosso ouvinte e, também, nos permitimos evitar certas atitudes que podem soar negativas para o outro lado.

O corpo também fala

Ao se expressar, não são apenas os sons que saem de nossa boca que transmitem uma ideia, mas, todo o nosso corpo. Gesticular de forma natural e espontânea apoia uma explanação ou enfatiza algum detalhe, um sorriso sincero transmite simpatia para com as pessoas, ao mesmo tempo em que um olhar vago pode mostrar desinteresse. Atente-se à sua expressão corporal e utilize-a a seu favor, seja falando, seja ouvindo.

 

Comentário

Deixe um comentário

10 + nove =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes