5 dicas para ser eficiente no home office

Imagem2

Sua empresa implementa o home office. Maravilha! Alguns podem pensar: “não vou precisar acordar cedo”, “vou ficar de pijama o dia todo”, “vou poder assistir as minhas séries”. Mas, na prática, não é bem desse jeito. Embora trabalhar remotamente proporcione qualidade de vida, ainda assim, é trabalho e precisa ser levado a sério! Então, confira as 5 dicas para ser eficiente no home office.

Dica 1: monte o seu escritório

Em casa, é importante reservar um espaço para montar o seu escritório. Dê preferência a um ambiente bem iluminado (com luz natural e elétrica), silencioso e com toda a ergonomia para te proteger de lesões e aumentar a sua eficiência e produtividade. Fique atento às alturas da cadeira, do apoio dos braços, bem como a dos olhos em relação à tela do computador. Vale também investir em objetos decorativos, plantas e móveis para que o local fique mais aconchegante.

Dica 2: peça compreensão das pessoas

Se você mora com outras pessoas, é fundamental que elas entendam que, embora esteja em casa, você está ocupado e trabalhando e respeitem isso. Procure deixar a porta fechada, mantenha as crianças longe e evite brincar com seus animais de estimação. Todos devem fazer a sua parte, inclusive você mesmo.

Dica 3: crie um horário para o seu expediente

É essencial estabelecer um horário para o seu expediente começar e terminar. A rotina favorece a disciplina do home office, evita a procrastinação e as horas excessivas de trabalho. Essa estratégia ainda impede que você disperse a atenção planejando o jantar ou recolhendo as roupas do varal.

Dica 4: vista-se!

Ficar à vontade de pijama o dia todo parece ótimo, mas prejudica o seu rendimento. O efeito psicológico nessas horas é capaz de influenciar (e muito!). Dessa forma, o ideal é se trocar, mas não é necessário colocar terno e gravata, basta vestir uma roupa confortável para entrar no clima do trabalho e começar bem o dia!

Dica 5: organize-se!

Trabalhar em casa não muda as suas responsabilidades, então, organize-se! Utilize uma agenda, planeje as suas atividades e crie pequenas metas a serem atingidas semanalmente ou diariamente. Isso o ajudará a lidar com o tempo de forma mais positiva, entregar tarefas no prazo e fugir da procrastinação. Outra vantagem é que com um bom planejamento sobram mais horas livres para você usar como quiser!

Comentário

Deixe um comentário

3 × 4 =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes