7 erros que afetam a produtividade no home office

produtividade no home office

Quer garantir a produtividade no home office?

Produtividade no home office: esteja atento a alguns detalhes na hora de montar o seu escritório para garantir rendimento e qualidade. Entregar a mesma eficiência obtida na empresa trabalhando no home office pode não ser uma tarefa tão simples assim. Além de evitar as distrações como televisão, geladeira, internet e afins, é necessário ainda se atentar a alguns detalhes na organização do seu espaço. Afinal, não basta apenas um laptop e um celular, é preciso fugir de erros cometidos em casa que afetam a produtividade e também, a vida pessoal. Confira quais são e solucione-os o mais rápido possível.

Não ter um espaço para trabalho compromete a produtividade no home office

Na vida real, nem sempre temos um dormitório sobrando na casa para transformá-lo em um escritório. Contudo, sentar no sofá com o notebook no colo também não é uma boa opção. É preciso ter um espaço, nem que seja apenas uma mesa e uma cadeira em um canto do seu quarto, para criar a sua estação de trabalho. Isso ajudará a delimitar um local e ganhar a compreensão dos demais residentes.

Montar seu espaço em uma área movimentada da casa é um entrave para a produtividade no home office

Às vezes, precisamos nos adaptar aos limites de áreas que temos, por isso, é normal que a sala ou a cozinha se torne o seu local de trabalho. Mas é preciso tomar cuidado, pois são espaços movimentados e com muitas distrações – o que pode atrapalhar a concentração e o rendimento.

Usar uma cadeira inadequada

Outro grande erro está na escolha da cadeira – uma vez que é onde você irá passar a maior parte do seu dia. Economizar na compra de um novo item ou utilizar os móveis que já possui ajuda, mas em longo prazo pode comprometer a postura, aumentar o cansaço e gerar dores. O mesmo vale para quem prioriza a beleza para combinar com a decoração e se senta em algo desconfortável. Portanto, é preciso enxergar o seu assento como um investimento e escolher aquele que valorize a ergonomia, contendo encosto, regulagem de altura, apoio de braços e um bom estofado.

Pouca ou muita luz

Trabalhar em um lugar escuro ou com muita luz atrapalha, causa incômodo e prejudica a visão. Logo, é preciso pensar em posicionar a sua escrivaninha de acordo com as condições do espaço, bem como incluir cortinas ou persianas para ajudar no controle da luminosidade ou utilizar uma luminária de apoio.

Deixar a papelada espalhada pela casa também coloca a produtividade no home office em perigo

Você pode até trabalhar na sala em um dia e no outro, no quarto, mas deixar as coisas espalhadas pela casa não dá. O risco de perder uma pasta ou gastar tempo procurando algo perdido é iminente, além de afetar a sua rotina profissional e pessoal. Portanto, não se esqueça de arrumar tudo ao final de cada dia.

Guardar objetos de trabalho junto com itens domésticos

Armazenar os itens de trabalho junto com as coisas da casa pode causar problemas na organização. Uma boa solução é utilizar uma escrivaninha com gavetas e concentrar esse material lá ou ter um local próprio para isso. Outra saída é delimitar um espaço dentro do armário e reservá-lo somente para os documentos e ferramentas profissionais.

Comer e beber enquanto trabalha

É muito comum as pessoas beliscarem alguma comida ou levarem o café para mesa de trabalho. No entanto, é preciso tomar muito cuidado não só com a sujeira no local, mas também, porque um simples copo de água derramado pode acarretar um grande transtorno. Você perderá tempo limpando a sujeira ou, pior ainda, acabar tendo que levar seu notebook para a assistência técnica.

Comentário

Deixe um comentário

três × 4 =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes