A importância de construir uma equipe

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“Nenhum de nós é tão inteligente quanto somos todos juntos”. Em poucas palavras, o escritor norte-americano Warren Bennis consegue resumir de forma concisa a importância de construir uma equipe. Afinal, a soma de diferentes pontos de vista, quando bem aproveitada, é capaz de ultrapassar expectativas, proporcionando retornos rápidos e eficazes. Contudo, embora seja uma demanda, na prática, muitos gestores lideram um grupo, e não, efetivamente, uma equipe.

Ainda que sejam sinônimos, os termos possuem uma grande diferença no conceito. Em um grupo, as pessoas trabalham juntas, mas não há envolvimento. Cada um faz a sua parte, sem se preocupar com os demais. Há pouca comunicação, as informações são restritas e as metas são pessoais ou pouco claras para o agrupamento com um todo. Nesse clima, os conflitos não encontram resolução, sendo apenas acomodados. Confiança e abertura são pontos tratados com certa parcimônia, pois, no final, os ganhos são individuais.

Em contrapartida, uma equipe reúne profissionais que trabalham em prol de um objetivo comum, de maneira cooperativa. Eles confiam e se apóiam uns nos outros e, por isso, os dados fluem livremente. Anseios individuais são deixados de lado, pois, o produto deste empenho é chegar mais longe em uníssono. E se houver desavenças, elas serão superadas tanto pelo diálogo e liberdade de expressão, como pelo comprometimento em estar em harmonia para conquistar o sucesso, pois, a avaliação é coletiva.

Mas, sabendo das diferenças e dos benefícios em formar profissionais comprometidos com uma finalidade, por que muitas organizações ainda não conseguiram compor o seu time? Além do desafio de conseguir manter a coesão dessa união, muitas vezes, falta incentivar a criação de uma atmosfera propícia para essa sinergia acontecer. Outra questão é a ausência de clareza sobre o quanto o colaborador pode ganhar, ao disseminar conhecimento e tornar a sua rotina em um aprendizado diário junto aos demais colegas.

Essas questões parecem complexas para serem aprimoradas no dia a dia corporativo, porém, podem ser facilmente solucionadas por meio de treinamentos como o Team Building , realizado pela Dynargie. Às vezes, é necessário um olhar externo para encontrar os pontos fortes e fracos. Nesse sentido, a consultoria identifica o perfil dos participantes envolvidos e traça o plano de desenvolvimento de competências necessárias para consolidar o espírito de equipe, mesmo que esta seja formada por diferentes áreas e personalidades. A finalidade é potencializar as virtudes de cada participante no trabalho em conjunto, onde todos só têm a ganhar.

 

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