Afirmar-se no lugar de impor-se

Post do blog

Expresse suas opiniões e ideias, respeitando-se e ao outro

 

Lara é uma pessoa muito criativa e, sempre que possível, tenta inovar no seu trabalho. Certa vez, ela espontaneamente fez um relatório diferente do padrão pedido por seu diretor. O que você faria se fosse ele?

 a) Diria em alto e bom tom: “Que porcaria é essa?”.

b) Pensaria: “Não é como eu preciso, mas, deixa pra lá”. E aceitaria assim mesmo.

c) Tentaria manipular a opinião de Lara, convertendo-a para os seus gostos pessoais, a fim de que isso não se repita.

d) Compreenderia a mente criativa dela e diria que aprecia tal qualidade, mas, explicaria tranquilamente, que não é como você pediu…

 Nas alternativas estão os principais comportamentos quando as nossas necessidades estão em jogo. Na primeira, impomos nossa opinião, de forma até brutal, ignorando o que o seu interlocutor pensa. Na segunda, somos passivos e simplesmente calamos nossa vontade, enquanto na outra, nos satisfazemos de forma manipuladora, sem levar em conta os prejuízos ao outro. Por fim, está o modo afirmativo, em que repeitamos o gosto do outro, sem deixar de mostrar o nosso.

 Independente do cargo e hierarquia que se encaixar nesta história fictícia, a maneira como  nos comunicamos é fundamental para a harmonia das relações e também, nas consequências que teremos a partir delas.

 Partindo disso, ao invés de impor-se, a proposta é “afirmar-se”. O comportamento afirmativo consiste em expressar as suas opiniões e os seus sentimentos, levando em consideração os direitos dos outros. Ou seja, fazemos valer dois tipos de respeito:

 –Por si próprio, exprimindo as suas necessidades, os seus gostos, as suas ideias e os seus direitos,

Pelos outros, reconhecendo as suas necessidades, os seus gostos, as ideias e os seus direitos.

 Agredir não é se comunicar. Porém, não é por isso que devemos deixar de expressar os nossos sentimentos e opiniões ou tentar convencer os outros, a todo custo, que aquilo que pensamos está certo. O segredo é respeitar o outro, levando em conta as suas vontades.

Comentário

Deixe um comentário

1 × cinco =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes