Ambiente de trabalho saudável: 5 atitudes para melhorar o cotidiano

Promover um ambiente de trabalho saudável deve ser uma missão de todas as empresas.

Promover um ambiente de trabalho saudável deve ser uma missão de todas as empresas. A Organização Mundial de Saúde já deu o alerta sobre o aumento dos transtornos mentais. Também expôs que essas doenças irão gerar cada vez mais afastamentos no trabalho e provocar perdas financeiras significativas. Ou seja, agir agora é fundamental. E isso envolve um trabalho conjunto entre colaboradores, líderes, gestores, os responsáveis pela criação e manutenção da cultura organizacional, entre outros. Tudo isso será essencial para criar uma atmosfera agradável e melhorar o cotidiano. Confira algumas dicas e atitudes que podem ser aplicadas hoje mesmo!

Suporte à liderança

Criar um ambiente de trabalho saudável é mais fácil quando o exemplo vem de cima. Mais ainda quando essa construção tem o apoio de uma gestão que prioriza um clima mais agradável no cotidiano. Para isso, é importante oferecer suporte aos líderes, preparando-os para assumir o cargo e promovendo reciclagem de conhecimento. Desenvolver habilidade para gerir e lidar com pessoas é o que nos diferencia das máquinas, e é também o que fará toda a diferença nos resultados daqui para frente! Nesse sentido, é importante que as empresas auxiliem seus gestores para que a transformação ocorra em cadeia. Existem diversos programas que podem promover benefícios significativos para que gerentes, coordenadores e diretores alcancem a melhoria tanto em nível pessoal quanto para a companhia.

Escuta receptiva

Uma das atitudes mais importantes para começar a construir um ambiente de trabalho saudável é aprender a escutar. Mas não basta apenas ouvir as pessoas falarem, é preciso ir além. É aí que entra a “escuta receptiva”, um conceito da Dynargie que significa escutar o colaborador de forma aberta (ou seja, sem julgamentos, ok?). Para isso, é essencial que o interesse seja verdadeiro em querer saber e compreender o que o outro tem a dizer. É importante transmitir ao seu interlocutor que você o valoriza e que reconhece a importância de suas contribuições. Quando uma pessoa está escutando a outra receptivamente, de corpo e alma, quem se expressa sente isso. E esse é um dos maiores segredos para o desenvolvimento de relacionamentos sadios e de confiança.

Zero fofocas

Um ambiente de trabalho saudável deve ser livre de fofocas, que são bastante prejudiciais para quem as espalha e para as pessoas envolvidas. As consequências podem ser graves, como perda da confiança, má reputação, intrigas, entre outras. Por isso, é fundamental que todos se empenhem para evitar que boatos se espalhem de modo a impregnar o ambiente com um clima tóxico. Não há necessidade nenhuma de fazer comentários maliciosos ou especular sobre a vida alheia. Participar desse tipo de conversa pode prejudicar carreiras.

Colaboração

Um dos indicativos de que estamos em um ambiente de trabalho saudável é a presença de um clima colaborativo. Pessoas verdadeiramente dispostas a auxiliar o outro, que têm bom senso ao pedir ajuda, além de humildade para aceitar aquela “mãozinha” quando necessário, são mais proativas e melhoram a convivência com os outros. Vale também ensinar e aprender com o pessoal. Essa interação deixa a atmosfera mais aconchegante e amigável.

Também demonstra integração e o verdadeiro espírito de equipe. Afinal, estão todos juntos rumo a um mesmo objetivo, o de trazer resultados para a empresa. Nesse espírito, deixar alguém para trás pode ser prejudicial para todos. Então que tal oferecer ajuda, pedir quando necessitar (sem abusos, claro), ensinar e aprender com os outros? Esse pode ser um primeiro passo para fomentar um ambiente de trabalho saudável e colaborativo entre os colegas.

Mindset

Configurar o mindset é fundamental para transformar o local de trabalho em um ambiente saudável. É preciso apostar nesse movimento, investir na redução do estresse e construir com as pessoas uma atmosfera corporativa agradável. Todos devem crer nessas mudanças e fazer a sua parte. Assim sendo, o ideal é inserir a mudança de mentalidade e adequá-la de acordo com perfil da área. Esse cenário é perfeito quando encontra uma cultura organizacional que proporciona esse suporte. E a transformação é possível! Por mais que as empresas tenham tradições, valores e modelos aplicados há anos, nada é imutável. As soluções vão desde a iniciativa da equipe ou do líder, passando por consultorias capazes de trazer soluções, até mesmo uma grande roda de debate.

Comentário

Deixe um comentário

dezessete − dez =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes