Atitude positiva frente ao tempo aumenta a produtividade

imagem2

Você é daqueles que não veem a hora de chegar o fim do expediente? O problema pode não ser o relógio que, ora corre demais, ora parece estacionar, tampouco, culpa do chefe. Muitas vezes, é a forma como enxergamos as nossas tarefas que está sabotando a nós mesmos. Talvez, baste apenas uma atitude positiva frente ao tempo para aumentar a sua produtividade e transformar o seu trabalho em algo prazeroso.

Mas isso não quer dizer que devemos aceitar qualquer coisa que vier ou passar o dia todo sorrindo. Ter uma atitude positiva frente ao tempo significa procurar, conscientemente, descobrir e apreciar os aspectos construtivos de tudo aquilo que em cada minuto temos a oportunidade de viver. É olhar para o nosso cotidiano sob uma ótica mais afirmativa e investir nossa energia física, mental e intelectual de maneira mais proveitosa.

Por isso, vale a reflexão: será que estamos nos dedicando ao que realmente importa? Conseguimos colocar o nosso melhor naquilo que fazemos? Ou será que estamos, na verdade, gastando nossa força inutilmente com lamentações ou críticas.

Quando nos queixamos pelos cantos, seja pelo pouco tempo disponível para cumprir determinada tarefa, seja pela longa jornada que ainda temos pela frente até o final do dia, a rotina se torna cansativa e as atividades que já eram complicadas ficam duas, três vezes mais penosas. Sem querer, nós mesmos criamos o nosso próprio estresse. Além disso, os resmungões ganham má fama, afinal, é bem desagradável para quem ouve e tal atitude pode, ainda, atrapalhar os relacionamentos com os colegas e superiores. O mesmo vale para a vida pessoal também.

Por isso, que tal começar a trocar aquele pensamento: “a hora não passa nunca” por “pelo menos este trabalho permite-me fazer…”? Ou então, “é impossível terminar isso em 30 minutos” por “vou dar o meu máximo para terminar antes e assim, terei uns minutinhos a mais para me dedicar em…”.  Pode até parecer banal, mas pequenas mudanças são capazes de fazer uma grande diferença em nossa rotina. Encarar positivamente as horas que temos ou que não temos é uma postura que ajuda a gerenciarmos melhor o nosso tempo.

 

Comentário

Deixe um comentário

dezoito − cinco =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes