Cause uma boa impressão

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Ser bem sucedido nos primeiros cinco minutos é primordial. Você pode não ter uma segunda chance

Dizem que “a primeira impressão é a que fica”. Há quem discorde da afirmação, porém, se não tivermos uma segunda chance, sentiremos na pele o teor de verdade da frase. Portanto, é melhor não correr o risco e se sair bem logo na oportunidade inicial. Isso porque são esses primeiros minutos que darão o clima da conversa; daí a grande importância de causar um efeito positivo em seu interlocutor.

Para isso, é necessário não só se preparar para a reunião e zelar pelo projeto, mas também, cuidar de tudo que possa ajudar na construção de uma boa imagem, do visual ao que (e como) você vai falar. Na maioria das vezes, após algum tempo de conversa, esta primeira impressão é apenas confirmada.

Confira o passo a passo para um encontro bem sucedido:

Seja pontual

Pontualidade é o primeiro sinal de comunicação. Quem se atrasa pode ser qualificado como desorganizado e pouco cortês, além de promover um ambiente negativo – afinal, ninguém gosta de esperar. Então, estude previamente o itinerário e procure chegar antes. Caso haja imprevisto, você terá margem para agir. Mas, se mesmo com tudo isso, o atraso for inevitável, ligue e avise o quanto antes.

Cuide da sua aparência

Pode parecer supérfluo, mas pequenos detalhes fazem toda a diferença. Uma barba mal cortada ou uma maquiagem incoerente são motivos para que façam uma leitura distinta daquela que você gostaria de passar. Por outro lado, dentes e unhas tratadas expressam cuidados e higiene. Por isso, atente-se a todos os itens, pois será o conjunto deles que determinará uma boa imagem. Não se esqueça de conferir também odores, especialmente nos pés, axilas e boca e não exagere no perfume. Não há nada mais desagradável que um cheiro ruim durante uma reunião.

Vista-se bem

Tendemos a julgar os outros pela sua apresentação. Uma camisa semiaberta e amassada, por exemplo, dá a sensação de desleixo. Por isso, não podemos negligenciar nossa vestimenta. Elegância, sem excessos, transmite confiança e autoridade. Além disso, pressupõe-se que se está bem vestida, a pessoa tem bom gosto, a empresa vai bem, é capaz de prover bons salários aos seus colaboradores e, consequentemente, o produto ou a proposta merece atenção. Vale investir também em objetos e acessórios que possam acrescentar, como uma bela caneta – especialmente se você estiver em um processo de venda.

Sorria!

O sorriso tem o poder incrível de desarmar qualquer mau humor, desde que ele seja autêntico e singelo. Ele transmite positividade e envolve o interlocutor quase sem querer, mostrando disponibilidade para ele. Por isso, um aperto de mão firme e franco, olhar direto e um sorriso caloroso no rosto são os primeiros passos para despertar empatia no outro.

Os primeiros gestos

Alguns gestos podem expressar inquietude ou insegurança. Por isso, é importante ser capaz de controlar a si mesmo e dominar numerosos músculos para que a postura se mantenha ereta e adequada à situação. Transmitir ar calmo e uma fisionomia sorridente é exalar confiança e otimismo – costuma garantir metade do sucesso ao se encontrar com o interlocutor.

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