Como a organização da sua mesa influencia no seu trabalho?

imagem2

Pesquisa mostra que os dirigentes não ligam para a bagunça, mas um local arrumado pode aumentar a produtividade e ser um grande diferencial

Independente da área de atuação, quando a pergunta é sobre a estação de trabalho, as respostas podem variar entre: limpa e organizada, cheia de coisas espalhadas, com pilhas de documentos por todos os lados ou toda enfeitada com porta-retratos, vasos de flor e bonequinhos divertidos. Mas, o que será que os seus superiores pensam sobre o seu espaço? Será que a sua mesa influencia no seu trabalho?

Uma pesquisa realizada pela Robert Half, com mais 300 gerentes de Recursos Humanos nos Estados Unidos, revelou que boa parte deles considera aceitável a desorganização do móvel onde o colaborador atua. Em números, isso significa que 59% não veem muito problema e não julgam o trabalhador por isso, e 9%, além de admitirem, disseram ainda que a desorganização é um sinal de criatividade.

No entanto, apesar da maioria dos superiores não ligarem sobre como é a mesa de seus colaboradores, é importante ressaltar que cerca de 1/3 desaprova o desleixo. 32% dos entrevistados questionariam as habilidades e a eficiência do profissional se ele tivesse esse tipo de descuido. Afinal, por mais que alguns defendam que a bagunça seja “organizada”, ter um local arrumado facilita encontrar qualquer item que precisar com mais rapidez e agilidade. Consequentemente, isso aumentaria a produtividade.

E por mais que os bagunceiros estejam em “vantagem”, em tempos de dinamismo e competitividade no mercado, ganhar mais eficácia pode fazer toda a diferença para você se destacar. Ainda mais quando a arrumação é feita de forma inteligente.

Por isso, ao ajeitar aquele monte de papel, aproveite para planejar as suas tarefas do dia ou da semana, organizando-as por ordem de prioridade. No final, fica mais fácil se livrar daquilo que não é mais necessário e se manter focado nas pendências. Além disso, cada documento que você resolve e retira da sua frente pode servir de motivação para terminar logo e obter aquela sensação de dever cumprido.

Então, que tal separar alguns minutinhos de cada dia para limpar a sua estação de trabalho?

 

Comentário

Deixe um comentário

8 + sete =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes