Como definir objetivos – e atingi-los

Post Blog

 

Saber o que você quer é fundamental para ser motivado a ir além

Ter objetivos é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional, pois mostra a estrada que se deve trilhar, orienta as ações e, sobretudo, estimula e motiva. Sem eles, muitos se vêem sem rumo, como no clássico “Alice no País das Maravilhas”, em que o Gato dizia para a protagonista perdida: “para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve” – e isso inclui também o fracasso, infelizmente.

Tamanha é a importância da ciência de seus anseios a serem buscados que a sua elaboração não deve ser leviana, como muitas promessas não cumpridas feitas durante o réveillon. Defini-los envolve a atribuição de algumas qualidades para o plano estratégico que o levará a sentir o prazer da realização. Na metodologia Dynargie, CARAT é sinônimo de uma boa meta: cada letra da sigla representa um quesito que deve estar contido naquilo que você almeja.

Concreto – Aonde você quer chegar deve ser algo concreto para que seja possível empregar um indicador. É ele que irá mensurar o quão perto ou longe está o seu ponto final. Vale o uso de percentuais, valores, quantidade, etc. Consciente do seu estágio, você reforça o compromisso com a meta e estimula a sua persistência. “Muitas pessoas fracassam por não perceberem o quão perto elas estavam do sucesso quando desistiram”, dizia o inventor norte-americano Thomas Edison.

Ambicioso – O seu alvo tem de ser ambicioso, a fim de instigá-lo. Mais que isso, sonhar alto exige o uso de toda a sua potencialidade na concretização. Além da satisfação de se superar, você ainda lucra com o próprio desenvolvimento e crescimento. “Quero aumentar as minhas vendas em 20% e viabilizar a entrada do meu produto para um novo público. Por isso, preciso estudar bastante e me especializar”.

Realista –O que você quer tem que ser conquistável. Então, ao definir seu objetivo, seja honesto consigo. Não se subestime, nem se superestime. Avalie a situação, o seu know-how, e reconheça pontos fortes e fracos a fim de ter parâmetros sobre o que é possível fazer. Se necessário, adapte à sua realidade. “Em vez de passar 30 dias na Europa passeando e viver apertado depois para pagar as contas, ficarei apenas duas semanas para aproveitar tranquilamente toda a viagem, sem acumular dívidas”.

Assumido – É importante tomar para si o seu desejo, de modo a acatá-lo como uma responsabilidade, entendendo os propósitos e a sua relevância, e dispondo-se a lutar pelo mesmo. “Só depende de mim”. No caso de organizações, muitas falhas acontecem porque nem os gestores, nem a equipe possuem uma finalidade assumida.

Tempo definido –“Vou perder 5 quilos até o Carnaval”. Ter uma data para a concretização é fundamental para que ele saia do papel e te mantenha no rumo, mesmo que haja alguns percalços no meio da estrada. Afinal, não basta apenas pretender “emagrecer”, é preciso definir um prazo e planejá-lo, caso contrário, a dieta começará na segunda e terminará na terça toda semana.

Comentário

Deixe um comentário

15 − 5 =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes