Como tornar-se um profissional mais produtivo

Post 2 Blog SEM MASCARA

 

Aprenda a gerenciar melhor o seu tempo e ganhe diferencial no mercado

 Vivemos um cotidiano cada vez mais atribulado, fruto da crescente concorrência no mercado. Entre as demandas rotineiras, somam-se e-mails, reuniões, telefonemas e a busca incessante por metas e resultados. O dia parece não ter fim, enquanto corremos contra o relógio. Assuntos urgentes vão aparecendo e somos obrigados a deixar algumas coisas de lado, afinal, um dia tem apenas 24 horas, não é mesmo?

A verdade é que, “para dar conta do recado”, em algum momento, procrastinamos alguma atividade. De acordo com estudos, por mais que deixar para depois cause pânico e ansiedade, ganhamos uma dose de dopamina que é como se fosse uma injeção de prazer em curto prazo.  Embora seja possível concluir a tarefa com o deadline apertado, temos que enfrentar  certo desconforto, o que não aconteceria se tivéssemos um período maior para  desempenhar tal função.

Quando gerenciamos nosso próprio tempo, ganhamos mais liberdade para trabalhar. Ao ordenar melhor nossos compromissos, nos permitimos dedicar esforços em projetos que exijam mais foco, zelando pela produtividade da equipe e aperfeiçoando o nosso próprio trabalho.

O primeiro passo para otimizarmos nossas horas e nos tornarmos mais eficazes é ter plena consciência de qual é o Estado Desejado (aonde queremos chegar) para deixarmos o Estado Atual e alcançar nossas metas.

Veja nossas dicas

1º Definir o objetivo a ser atingido

Pense aonde quer chegar, mas seja realista. Tenha em mente uma meta que seja ambiciosa e concreta. Por último, mas, não menos importante, estabeleça o tempo para ser alcançada.

2º Estabelecer prioridades

Para isso, monte critérios que definam graus de prioridade. As razões de importância podem ser diversas (afetivas, dever, moral, etc.) mas, o indispensável é saber o quão urgentes são cada uma delas.

3º Planejar o longo, médio e curto prazos

Planejamento é o segredo do sucesso de muitos profissionais. Para isso, faça planos em curto prazo, que podem ser atividades diárias ou semanais; em médio prazo como o desenvolvimento de projetos e a busca de resultados futuros; e em longo prazo, atividades que precisem ou disponham de mais tempo para planejamento como férias, eventos…

4º Planejar o previsível e o imprevisível

Nem sempre a vida flui da maneira que esperamos, por isso, reflita sobre o que pode dar errado e porquê e previna-se. Tenha um plano B, caso imprevistos aconteçam.

5º Evitar a procrastinação

Procrastinar pode até trazer um certo prazer imediato, mas diminui a produtividade e a qualidade do serviço. Programe-se melhor e impeça as desculpas mentais que criamos para nós mesmos.

6º Manter-se organizado

Pessoas organizadas conseguem manter o foco e ter ideias mais claras sobre as atividades que devem ser realizadas. Assim, evitam o stress e a ansiedade na execução das tarefas.

 

 

Comentário

Deixe um comentário

seis − 1 =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes