Conheça 5 características de pessoas com inteligência emocional

post2

A inteligência emocional é caracterizada pela habilidade de identificar as suas próprias emoções e as dos outros, e saber gerenciá-las. Em geral, são pessoas confiantes e resilientes – capazes de se recuperar rapidamente de um estresse. Não é à toa que dizem que a forma como lidamos com os nossos sentimentos, reagimos a situações e interagimos com as pessoas, pode dizer muito a nosso respeito e até determinar uma carreira bem-sucedida e uma vida mais alegre. As 5 características abaixo são típicas de pessoas emocionalmente inteligentes. Quantas você possui?

Não reclamam

De modo geral, pessoas que lamentam ou reclamam se encontram na posição de vítima ou desacreditam na solução do problema. Duas características completamente opostas das pessoas com inteligência emocional, que procuram rapidamente resolver o caso ao invés de se queixar, até mesmo porque elas preferem evitar influenciar negativamente os outros com suas reclamações.

Se conhecem

O autoconhecimento é uma das principais características. Elas têm consciência de quem realmente são, sabem quais são seus pontos fortes e fracos, e conseguem identificar de onde vêm seus anseios, raiva ou alegria.

São honestas consigo

Elas são conscientes daquilo que sabem fazer e que fazem bem, ao mesmo tempo em que admitem as suas dificuldades e fraquezas. Essa honestidade e consciência fazem delas mais confiantes e seguros.

Vivem o presente

Elas aprendem com as coisas que passaram, sem arrependimentos, mágoas ou nostalgias, e vivem o agora por completo. Mas, isso não quer dizer que não sentem saudade, não tenham consideração ou que não tenham errado, inteligentes emocionais honram o passado focando no presente, tentando fazer melhor, aprendendo e vivenciando o que quer que aconteça sem se prender a acontecimentos que ficaram para trás.

Evitam o pessimismo

Elas possuem a habilidade de desviar de pensamentos pessimistas e procuram até evitar conversas depreciativas ou cheias de remorsos. No fundo, sabem que esse negativismo servirá apenas para colocá-las para baixo.

 

 

 

 

Comentário

Deixe um comentário

3 × 5 =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes