Deu errado, e agora?

 Imagem Post

Confira 5 atitudes que vão te ajudar a enfrentar melhor as questões do dia a dia

Sonhamos, planejamos e trabalhamos arduamente. Contudo, nem sempre o barco flui como queremos. Talvez, por mares remotos, são os ventos que sopram em direção contrária ou a tripulação que não está remando corretamente. Problemas, erros e imprevistos podem acontecer a qualquer momento – infelizmente. Ou será felizmente?

Embora ninguém goste das adversidades da vida, é com elas que amadurecemos. É claro que se pudermos evitar esta tensão, será muito mais fácil. Mas, se o leite já estiver derramado, não adianta chorar. É hora de agir! Então, comece com uma visão mais positiva, encarando tais contratempos como desafios e aprendizados. Assim, mudamos aquela realidade estressante para algo instigante, mesmo quando o nervosismo é grande.

Veja algumas dicas para encarar melhor os problemas:

 Não permita que o medo paralise você

Ter medo é normal. O que não podemos é deixar que ele nos impeça de agir. Seja corajoso e não desista. Aos poucos, o medo é substituído pela satisfação do dever cumprido.

 Saiba receber críticas

Críticas são oportunidades de aprendizado. Para enxergá-las assim, é preciso conter a reação mais imediata, que provavelmente seria muito mais emocional. O importante é tentar extrair o principal da crítica recebida, avaliar e tentar melhorar. Por fim, agradeça, especialmente se for daquelas críticas agressivas ou que não agregam nada. Além de elegante, é inesperado e também leva seu interlocutor à reflexão.

 Recomece! Defina objetivos e estabeleça prioridades

Não importa em que ponto parou ou o que deu errado, sempre é possível recomeçar. Pense aonde quer chegar, mas seja realista. Tenha em mente uma meta que seja ambiciosa e concreta e estabeleça o prazo para ser alcançada. Para isso, monte critérios que definam graus de prioridade. As razões de importância podem ser diversas (afetivas, dever, moral, etc.). Diante dos problemas, é mais fácil ser positivo quando se está trabalhando em função de uma meta.

 Tenha atitude positiva sobre o tempo

De nada serve se queixar de ter muito ou pouco tempo ou de ter trabalhado demais (quando as tarefas e obrigações parecem penosas ou difíceis). Ter  uma  atitude  positiva  frente  ao  tempo  é  investir  positivamente a energia  física  e  intelectual, procurando conscientemente descobrir e apreciar os aspectos positivos das coisas que temos oportunidade de viver. Isso ajuda a se dominar a fim de melhor gerenciar o tempo.

 Previna-se com um planejamento efetivo

Para diminuir o stress quando os problemas aparecem, precisamos estar preparados. Para isso, é importante planejar. Estudar os caminhos a serem percorridos e pequenas metas a serem cumpridas. Faça planos em longo, médio e curto prazo. E não se esqueça de pensar no que pode dar errado e possíveis imprevistos. Isso te dará uma gama de alternativas quando os obstáculos aparecerem, deixando-o mais confiante!

Comentário

Deixe um comentário

dois × dois =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes