Educação corporativa: o que é, por que implantar e como

A educação corporativa figura entre as principais tendências para se manter competitivo no mercado daqui para frente.

A educação corporativa figura entre as principais tendências para se manter competitivo no mercado daqui para frente. As empresas estão percebendo cada vez mais a necessidade do aprimoramento e a evolução do seu pessoal. E não basta oferecer um treinamento somente quando novos colaboradores entram na empresa ou quando há alguma atualização, por exemplo. Trata-se de um trabalho de desenvolvimento contínuo.

O que é educação corporativa?

Em síntese, a educação corporativa é um conjunto de ações estratégicas utilizadas na gestão de pessoas. Nesse conceito, o objetivo de trabalho visa o desenvolvimento e a capacitação de profissionais. Mas não se trata de um simples treinamento. Estamos falando de uma articulação de conhecimento e qualificação de forma coesa com o contexto organizacional. As atividades vão ao encontro das competências individuais como forma de manutenção e promoção de evolução constante.

Em outras palavras, a educação corporativa estimula a constante ascensão de seus colaboradores, provendo as ferramentas necessárias para isso. Assim, as equipes aprimoram aptidões e adquirem novos aprendizados em favor da corporação. Trata-se de elevar toda a competência humana para lidar com esse mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo). Afinal, essas habilidades se transformam em resultados, inovação e melhorias constantes na empresa.

Investimento em capital humano

A educação corporativa pode ser definida como um investimento no capital humano. Como sempre dizemos: empresas são feitas de pessoas. Implantar políticas de desenvolvimento do seu pessoal faz parte do plano de negócios quando se busca excelência. Além disso, a educação corporativa atende à necessidade interna de oferecer crescimento pessoal e profissional.

As mudanças no mundo corporativo e a chegada das novas gerações fizeram com que o trabalho fosse mais do que uma fonte de renda. As pessoas hoje buscam realizações em suas carreiras, superar desafios, aprender e evoluir. A educação corporativa surge para valorizar e estimular o lado humano dos negócios. Prover esse desenvolvimento demonstra consideração e incentiva esse anseio por crescimento. Nessa matemática, o conhecimento é dividido e as competências se multiplicam. O resultado é a satisfação das pessoas e o sucesso empresarial.

Por que implantar educação corporativa?

A educação corporativa promove a capacitação e desenvolvimento de suas equipes. O objetivo é otimizar o tempo de execução, aumentar a produtividade, buscar novas soluções e inovações. Por isso que a educação corporativa vai além de um curso, é uma ação estratégica de crescimento em conjunto. Também é um programa que ultrapassa o ensino em sala de aula e o aprendizado de técnicas. A gestão objetiva tanto a promoção como a manutenção do ensino e aprimoramento de habilidades de forma contínua.

Isso significa que com a educação corporativa a empresa e o colaborador ganham ao mesmo tempo. Afinal, o investimento no capital humano demonstra consideração com seu time. Isso faz com que as pessoas se sintam mais valorizadas. Consequentemente, a equipe fica mais motivada e engajada. De fato, o conhecimento e a superação de desafios provocam insights importantes. Tudo isso contribui para a felicidade do profissional, que retribui com mais empenho e melhores soluções. Outro benefício está na retenção de talentos.

Como implantar educação corporativa?

Para implantar a educação corporativa, é imprescindível estudar as demandas da empresa e dos colaboradores. Dessa maneira, é possível compreender o que é preciso fazer e como para definir um plano estratégico e aplicação do processo. Depois, é hora de avaliar as formas de promover esse treinamento. Hoje em dia existem diversas possibilidades com o uso da tecnologia, como o microlearning, webinars, palestras, gamificação, entre outros.

Uma boa recomendação para implantar a educação corporativa é contar com uma consultoria. A Dynargie atua com um olhar neutro sobre os negócios. Essa visão ajuda a compreender e enxergar pontos estratégicos que merecem atenção, mas que nem sempre são notados por quem está imerso com eles no cotidiano. A partir dessa observação, são identificados os acertos e as falhas globais e específicas, bem como as necessidades, soluções, desafios e o que pode ser aprimorado, deve ser corrigido ou adaptado. Então a Dynargie realiza um planejamento que irá coordenar conhecimento com a gestão de pessoas. Tudo isso de forma estratégica para a ascensão constante dos negócios.

Comentário

Deixe um comentário

dezenove + oito =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes