Etiqueta nas redes sociais

Post2

O que fazer para curtir, sem prejudicar a sua imagem e preservar o seu perfil profissional

 O que você escreve na internet revela muito sobre a sua personalidade, seus interesses, suas crenças e seus valores. Por isso, recrutadores olham os perfis dos candidatos antes de contratar, e muitas empresas monitoram o que seus colaboradores estão dizendo por aí. O jeito é conhecer as regras de etiqueta nas redes sociais, e saber o que fazer para curtir a web, sem prejudicar a sua imagem e preservar o seu perfil profissional.

Pense antes de publicar

“Isso pode contribuir ou prejudicar a minha imagem?”, “é um conteúdo interessante?”, “estou parecendo um resmungão?”. Essas são algumas perguntas que poderiam ser feitas antes da publicação de qualquer assunto a fim de evitar incômodos.

Limites

É aconselhável limitar o público que pode visualizar postagens como as fotos do fim de semana na praia, por exemplo. Pode não ser adequado ser visto de sunga ou de biquíni por seu gestor ou pelos seus colegas.

Releia

O universo online permite uma linguagem descontraída. No entanto, isso não quer dizer que erros na grafia ou na gramática estão liberados. Releia o texto com atenção e corrija se necessário. Uma vírgula é capaz de mudar todo o contexto e se transformar em um grande mal-entendido.

Pesquise

Confira sempre as informações antes de postar ou compartilhar – ainda que seja um post de um amigo. Informações enganosas são disseminadas porque nem todo mundo checa a veracidade da notícia. Negligenciar esse cuidado pode afetar a confiança do seu networking a respeito do que você fala ou demonstrar ingenuidade.

Controle-se

No mundo virtual, a falsa sensação de estar “protegido” acaba encorajando os usuários a se expressarem mais. E ao se exaltar, facilmente, dizem o que não deveriam. Por isso, é importante manter a calma para não cair em provocações e evitar entrar em debates. Caso já esteja na discussão, seja educado em suas respostas. Lembre-se que tudo o que é dito online pode se tornar um documento, tanto a favor, como contra si mesmo.

Não fale mal da empresa, nem dos profissionais

Evite falar mal da empresa, do chefe e demais profissionais – mesmo daqueles que não trabalham mais com você. Tal atitude pode causar um mal-estar desnecessário e nunca se sabe o dia de amanhã. Prefira resolver a questão em uma conversa particular ao invés de alimentar rancor em sua linha do tempo.

Pondere o conteúdo

Tome cuidado com o que se diz a respeito da companhia e do seu trabalho. Às vezes, uma simples informação de que está começando um projeto novo pode ser um prato cheio para a concorrência.

Comentário

Deixe um comentário

16 − catorze =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes