Falhas na comunicação aumentam o estresse no trabalho

falhas na comunicação aumentam o estresse

Pesquisa revela que o desencontro de informação é a maior causa de irritação no mundo corporativo

Sabemos que a rotina corporativa, o mercado e a concorrência são fatores que pressionam colaboradores de todos os níveis, desde os estagiários aos CEOs. São tantas metas, relatórios e cobranças que é fácil ficar tenso e irritado. Por outro lado, não é difícil vencer uma das maiores causas do nervosismo – falhas na comunicação aumentam o estresse no trabalho e prejudicam a performance da equipe.

Com as agendas dos profissionais cada vez mais atribuladas e um volume crescente de dados acumulados pelas empresas, a tecnologia se torna uma grande aliada cheia de recursos para comunicar e armazenar informações. Estão disponíveis os mais variados sistemas e plataformas, que se adequam ao porte e tipo de negócio. Para que cumpra bem esse papel, a gestão dos dados e dos processos deve ser coerente e otimizada, sempre focada na alta performance e disponibilidade.

Não é à toa que o “desencontro de informações” foi relatado por 52% dos entrevistados como a maior a fonte de estresse no trabalho, em uma pesquisa realizada pela Wrike com mais de 1400 profissionais. Nos casos em que alguma informação fundamental em determinada demanda não havia sido fornecida ou facilmente acessada, estresse e frustração foram reportados por aqueles que dependiam do material.

Nessa mesma enquete, 49% afirmaram que esperar pela ação do outro é um dos maiores obstáculos da produtividade. Para evitar e solucionar essas questões, o jeito é organizar as informações e a forma de trocar conhecimento, assim como estruturar melhor as tarefas. É válido utilizar outras ferramentas de comunicação, como as reuniões de informação, que ajudam os colaboradores a executar com maior eficácia as suas tarefas, tanto pela exposição como pelo compartilhamento de um saber ou de uma experiência.

Comentário

Deixe um comentário

vinte + dezoito =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes