Mindset para Liderar no Contexto Atual

Cinco dicas para se adaptar melhor à transformação do mundo

Charles Darwin escreveu em 1809 que “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, é o que melhor se adapta às mudanças”, e isso cabe perfeitamente para o cenário atual.

Muitos gestores nos perguntam como lidar com a crescente (e acelerada) complexidade no mundo do trabalho: pressão cada vez maior; muitas e distintas atividades em pouco tempo para execução; quatro gerações convivendo no mesmo espaço, com formas diferentes de pensar e estar no mundo; modelo híbrido. Tantas variáveis, que não raro se perde o controle.

Não pretendemos ter as respostas prontas para essa questão, ou ditar as novas normas para gestão de pessoas. A título de contribuição àqueles que nos questionam e a todos que aproveitarem a leitura desse artigo, compartilhamos cinco dicas para se adaptar melhor às mudanças. Não há necessariamente uma ordem nelas.

Mentalidade Flexível

Se o cenário muda, mude a forma de lidar com ele. Mantenha a mente aberta para diferentes circunstâncias; análise outros pontos de vista, recolha, visões distintas, amplie as possibilidades. Não fique preso às suas crenças. Um cenário que muda frequentemente demanda rápida adaptação.

2º Calma

Frente a uma situação, mantenha-se o mais sereno possível (para assimilar seu impacto). Deixe-a “cair” sobre você como a água fresca de uma ducha em um dia quente. Não reaja imediatamente, “curta” o momento. Entenda que calma é diferente de lentidão e pressa não é sinônimo de velocidade.

3ª Ponderação

Faça perguntas à situação, “ouça suas respostas”; consulte pessoas de seu círculo de confiança e escute com neutralidade, sem julgamentos. Avalie todas as variáveis disponíveis para tomar a melhor decisão possível. Não tente resolver tudo sozinho.

4º Resiliência

Sim, o tempo para execução é sempre curto. Mas não adianta sair correndo para executar e cometer erros que lhe obriguem recomeçar. O retrabalho é uma das principais causas da falta de tempo. Negocie prazos razoáveis, aprenda dizer não, resista à pressão do tempo e dos interesses.

5º Aprendizado

Em nenhum outro período da História o conhecimento foi tão perecível. Não se agarre ao que já sabe e mantenha-se em constante movimento de aprendizagem – técnica, comportamental; específica, geral. Quanto maior seu “arsenal” de referências, maiores serão as possibilidades de encontrar uma solução melhor, diferente e quem sabe, inovadora.

Conte com apoio da Dynargie!

Atuamos no human side of business com o propósito de transformar comportamentos e impactar resultados. Nossas soluções estão em linha com as necessidades atuais de formação e desenvolvimento e fazem parte de nosso DNA. Em nossos programas, antes das técnicas, abordamos a importância da mentalidade adequada para lidar com esse novo contexto de mundo.

Conheça mais a nosso respeito no site www.dynargie.com.br, no Blog www.blog.dynargie.com.br e siga-nos no Linkedin dynargie-brasil e no Instagran
dynargie_brasil.

 

Comentário

Deixe um comentário

12 − 3 =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes