O futuro do trabalho humano: o que esperar?

O futuro do trabalho humano nunca foi tão intrigante.

O futuro do trabalho humano nunca foi tão intrigante. Com os avanços da tecnologia, uma série de mudanças vem transformando o mercado de trabalho. As máquinas já substituíram inúmeros trabalhadores e extinguiram diversas profissões. Na mesma via, a era digital também vem criando carreiras e exigindo outras qualificações. Entre modernidades e evoluções, estamos todos participando da chamada quarta revolução industrial e enfrentando os desafios desse momento histórico.

O futuro do trabalho humano: as revoluções industriais

Para compreender os novos tempos e descobrir o futuro do trabalho humano é preciso olhar para o passado. É hora de lembrar das aulas de história e dos fatos que marcaram épocas. No século XVIII, as máquinas a vapor trouxeram a primeira revolução industrial. Essa mecânica possibilitou a expansão da metalurgia, substituindo o trabalho antes realizado artesanalmente. 

A segunda revolução industrial

Cerca de 100 anos depois, surgia a segunda revolução industrial. A energia elétrica carimbava o século XIX. Dali, vieram as produções em larga escala e os progressos na comunicação, do telégrafo ao telefone. A mão de obra começava a ganhar qualificação, pontuando um dos caminhos para o futuro do trabalho humano.

As revoluções seguintes

O desenvolvimento e as mudanças continuaram. Na década de 1960, era a vez da revolução digital, com o desenvolvimento do computador. Outro marco importante foi o nascimento da internet, que transformaria o trabalho humano. Dali, a transição foi rápida até chegarmos aos dias atuais. Hoje, estamos a bordo da quarta revolução industrial. A era da comunicação, da tecnologia, da nanotecnologia, da inteligência artificial e dos robôs.

A evolução surpreende e coloca em xeque o futuro do trabalho humano. De acordo com a pesquisa Tecnologias Digitais, Habilidades Ocupacionais e Emprego Formal no Brasil, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os avanços em si e a velocidade de todo esse desenvolvimento prometem causar grandes transformações. Se nos momentos históricos anteriores, os trabalhadores com atividades rotineiras eram os mais afetados, agora, a modernidade possibilita a automação até de atividades especializadas.

O futuro do trabalho humano: as transformações

O futuro do trabalho humano tem ganhado outros rumos com as transformações dos tempos atuais. Fato: a tecnologia chegou para ficar. Prova disso é que a modernidade vem mudando o nosso jeito de trabalhar. Vivemos uma rotina bem diferente das gerações anteriores. Mais do que trocar a máquina de escrever por um computador, utilizamos novos processos e novos modelos de negócios.

O mundo corporativo tem se questionado sobre suas formas de atuação e se abriu às inevitáveis mudanças. Soma-se a esse cenário a entrada das novas gerações, que clamam por inovação e modernização. Tudo isso tem impulsionado um universo ainda em construção para o futuro do trabalho humano.

A transformação digital no futuro do trabalho humano

A transformação digital influencia diretamente o futuro do trabalho humano. Os avanços tecnológicos têm impactado tanto na atuação como nos padrões de atividade e produção. Muitos nem se deram conta de toda essa evolução e por quantas mudanças estamos passando. Se pararmos para pensar, conseguimos enxergar que existem inúmeras ações que agora fazemos corriqueiramente, mas que 5 ou 10 anos atrás eram completamente impensáveis.

Quer um exemplo? Os aplicativos já invadiram os celulares de milhares de colaboradores aqui e mundo afora. Mesmo com um computador à sua frente, esses profissionais estão trabalhando a partir de seus smartphones em uma plataforma da quarta revolução industrial.

Profissões extintas, novas carreiras e o futuro do trabalho humano

Ao longo das últimas décadas, inúmeras profissões foram extintas e até substituídas por máquinas. Em diversos setores, milhares de trabalhadores foram obrigados a procurar novas ocupações. A boa notícia é que o mundo laboral tem se reinventado diante dessa modernidade. Ao mesmo tempo em que algumas posições são forçosamente encerradas, também são naturalmente iniciadas outras carreiras. A atualidade tecnológica acarretou ainda o surgimento de diferentes especialidades, formas de trabalho e modelos de negócios.

O futuro do trabalho humano: os robôs substituirão as pessoas?

A influência digital no futuro do trabalho humano e o quanto isso transforma o cotidiano daqui para frente está muito claro. Mas o assunto ainda soa obscuro diante da quarta revolução industrial. Isso porque nunca as evoluções estiveram tão dinâmicas e velozes como hoje. Basta ver que em casa, no escritório, nas cidades e nos campos, a tecnologia se mostra cada vez mais presente e essencial.

Sim ou não?

Nesse cenário, a pergunta que não quer calar é: será que os robôs vão substituir as pessoas? De acordo com a pesquisa realizada pelo Ipea, a resposta é sim e não. Sim, no sentido de que os avanços tecnológicos se intensificaram tanto a ponto de promover mudanças muito maiores no futuro do trabalho do que no passado. A previsão é que a quarta revolução industrial impacte expressivamente a mão de obra. Conforme explicado no início, com o incremento da nanotecnologia, biotecnologia, inteligência artificial etc., a modernidade possibilita a automação até de atividades especializadas.

Já o “não” se deve a algumas virtudes exclusivas dos humanos que as máquinas ainda irão demorar para superar. Os pesquisadores revelaram que “habilidades cognitivas, como as que envolvem raciocínio e domínio de linguagens, habilidades interpessoais, como o cuidado e o contato humano, habilidades gerenciais e habilidades ligadas às ciências, tanto as da natureza como as sociais ou aplicadas, terão maior importância no futuro”.

O futuro do trabalho humano: o potencial das pessoas

A transformação digital nas organizações gera insegurança para o futuro do trabalho humano. Esse medo e as resistências à mudança são reações normais e até aceitáveis, já que estamos em uma revolução em pleno curso. O que conforta neste momento é lembrar que quem criou as máquinas foi o potencial humano. Quem gerencia, administra e controla todos esses robôs (ainda) é o potencial humano. Portanto, existe um longo caminho a ser trilhado sem precisar temer.

A resposta está justamente no lado humano

Por mais que a inteligência artificial esteja tirando profissionais do mercado, muitos desses serviços são manuais, mecânicos ou repetitivos. Isso significa que a tendência é que o futuro do trabalho esteja justamente nas características humanas. O lado humano dos negócios não foi alcançado pela tecnologia. Especialistas acreditam que os colaboradores poderão garantir empregos na atuação em planos estratégicos, criativos e desafiadores.

É preciso destacar ainda que o futuro do trabalho humano também vai depender do esforço individual. O desenvolvimento, através de estudos e treinamentos, será cada vez mais primordial. Por mais que algumas profissões sejam extintas, as empresas continuarão sendo feitas de pessoas para pessoas. Pelo menos, pelos próximos anos.

Comentário

Deixe um comentário

sete + catorze =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes