O líder técnico precisa de treinamento?

Post Blog_Lider tecnico

Agregar competências comportamentais pode ser o diferencial para gerar melhores resultados

Um líder técnico se destaca pelo conhecimento aprofundado, construído pela experiência acumulada no seu segmento de atuação. Além do foco na operacionalização eficiente da sua área, ele ainda deve planejar e trazer inovação e saber aproveitar todo o potencial da equipe técnica. E, na correria das exigências do dia a dia, as habilidades comportamentais relacionadas à gestão da equipe se revelam como um grande desafio para esse profissional.

O desenvolvimento da habilidade no relacionamento interpessoal agrega as ferramentas que permitem maior eficácia na condução dos trabalhos técnicos, bem como mais sinergia entre diferentes departamentos da empresa.

Uma boa comunicação é uma condição sine qua non para um líder. A premissa da Dynargie é a de que os três principais freios possuem suas condições correspondentes, que são essenciais para uma interação produtiva, conforme exemplificado na tabela abaixo:

Tabela

Na prática, ao identificar os freios e aplicar as condições corretas, alguns desafios do cotidiano podem ser resolvidos mais facilmente, ajudando o gestor a desempenhar melhor o seu papel, de maneira mais incisiva e eficaz.

O ciclo da gestão de atividades em uma equipe técnica, que compreende integração, planejamento, acompanhamento (monitorar, diagnosticar e desenvolver) e avaliação é uma excelente ferramenta para orientar a condução da equipe e agregar qualidade aos resultados. Saber equilibrar a diretividade e a participação, bem como usar o feedback adequadamente garantem a melhoria contínua do desenvolvimento das atividades.

A metodologia Dynargie trabalha essas e outras habilidades em um programa desenvolvido especialmente para os líderes técnicos. Conheça mais sobre o treinamento acessando o nosso site.

Acompanhe o nosso blog e mantenha-se informado sobre esse e outros temas do human side of business.

Comentário

Deixe um comentário

5 + cinco =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes