O mundo pós-pandemia: as mudanças na sociedade e nos negócios

O mundo pós-pandemia: as mudanças na sociedade e nos negócios

 

Como será o mundo pós-pandemia? Quais serão as mudanças na sociedade e nos negócios?  Voltaremos à nossa velha rotina? Perguntas como essas ecoam em tempos de quarentena. E embora as respostas ainda sejam especulações, o que se pode afirmar é que nem tudo será como antes. Desde já, precisamos nos preparar para um futuro diferente. De fato, toda a nossa vivência atual irá trazer uma profundidade maior para transformações que já estão em pleno curso. A tendência é emergir dessa crise com um novo mindset. E essa nova configuração da mentalidade será refletida em todas as áreas.

Confira a seguir algumas dessas alterações no mundo pós-pandemia.

O mundo pós-pandemia: novas configurações no trabalho

Inegavelmente, o mundo pós-pandemia já está começando a dar indícios agora que teremos novos modelos de negócios e reconfigurações de trabalho. Um bom exemplo disso é o home office. Milhões de pessoas mundo afora aderiram à modalidade durante a quarentena. Assim sendo, da noite para o dia, as empresas e gestores tiveram que se adaptar e confiar que suas equipes cumpririam suas demandas em tempo e com qualidade. Enquanto isso, os colaboradores se acostumavam a atuar de casa com a mesma performance do escritório.

Trabalho remoto

Quem anseia em voltar ao velho cotidiano pode ficar apenas na saudade. Definitivamente, a grande tendência é que o trabalho remoto cresça ainda mais. Ou seja, provavelmente, boa parte dessas pessoas irá trabalhar permanentemente dessa forma. Além disso, a expectativa é aumentar o número de profissionais liberais e freelancers. Portanto, serão necessárias novas legislações trabalhistas para lidar com o mundo pós-pandemia. Afinal, o surgimento do coronavírus parece ter apenas acelerado uma expectativa sobre a qual já se falava antes da quarentena.

Espaços físicos

Portanto, o mundo pós-pandemia dificilmente terá espaços físicos como antes. As companhias já estão repensando os custos de manter grandes áreas para suas operações. O comércio deve se reinventar para se manter ativo e ressurgir. Assim como coworkings, restaurantes, shoppings, bares, teatros e outros negócios que envolviam agrupamentos de pessoas. Por certo, a expectativa é que, mesmo quando tudo isso passar, o cuidado com a higiene e aglomerações continue de alguma forma.

O mundo pós-pandemia: saúde física e mental das pessoas

É fato que a atenção global da atualidade está voltada para a saúde. Por certo, no mundo pós-pandemia esse foco ficará mais acentuado. Isso se deve não só pelo aprendizado com a própria COVID-19, mas pelo alerta que está se abrindo com relação à prevenção. Por consequência, a população está se conscientizando de que prevenir é melhor do que remediar. É provável que mesma coisa se reflita nas empresas por meio de investimentos no bem-estar de seu capital humano. Afinal, além dos gestores e colaboradores, todos desfrutarão dos benefícios dessa postura, que transcendo os muros da empresa e alcançam a sociedade e até mesmo o poder público. Cuidar de si mesmo e do outro figuram entre os hábitos mais positivos que precisamos colocar em prática.

Saúde mental

Saúde, qualidade de vida e bem-estar irão continuar em alta. O legado e o aprendizado resultantes da pandemia impulsionam ações para o bem comum. Porém, a tendência dessa atenção se faz também por outros fatores. Toda essa situação tem causado pânico, ansiedade, estresse, medo, entre outros. A missão de cuidar da saúde mental precisará de um trabalho conjunto de todas as esferas. Um estudo da Organização Mundial da Saúde já previa que em 2020 os transtornos psiquiátricos iriam se acentuar. Agora, é mais do que necessário colocar a mão na massa e fazer algo para contornar já essa questão. E evitar dificuldades futuras ainda maiores.

O mundo pós-pandemia: novas visões, valores e comportamentos

As mudanças na sociedade e nos negócios estão pleno curso. Com isso, as pessoas no mundo pós-pandemia ressurgirão com um mindset bem diferente de antes. Basta pensar que no início da quarentena, muitas correram para os supermercados. Esvaziaram prateleiras para abastecer suas casas, sem pensar no outro. A postura egoísta repercutiu bastante na internet. Mas, semanas depois, as atitudes começaram a ser mais comunitárias e generosas. Hoje, há mais gestos solidários, como voluntários que fazem compras para os vizinhos do grupo de risco, doações de recursos para combater o COVID-19, união de empresas e pessoas em prol de um bem comum.

Estudos apontam que as crises trazem um recomeço para o mundo pós-pandemia. As dificuldades já estão fazendo as pessoas repensarem seus valores, costumes, atitudes, comportamentos e crenças. E uma das grandes tendências é a empatia. A capacidade de se colocar no lugar do outro tem gerado grande adesão às campanhas de apoio ao comércio local e aos pequenos empreendedores. Isso vale ainda para o dia a dia no trabalho. O espírito de equipe, ajudar um ao outro e unir forças também são atitudes que ganharam força.

O mundo pós-pandemia: conhecimento e aprendizado

Durante quarentena, a busca por aprendizado online cresceu expressivamente. E esse aumento deve continuar no mundo pós-pandemia. Se agora a procura tinha o objetivo de aproveitar o tempo em casa, no futuro, será a principal ferramenta. Vale lembrar ainda que estamos em uma era em que tudo se transforma rapidamente. Esse cenário foi somado a uma crise de escala global que traz os mais diversos efeitos, positivos e negativos.

As mudanças na sociedade e nos negócios

O mundo pós-pandemia clama por educação e aprendizado. Conteúdo de qualidade é a principal ferramenta para as pessoas se reinventarem diante de um panorama de desemprego. O desenvolvimento profissional que já foi um diferencial, será pré-requisito no futuro próximo. Para as empresas, incentivar e proporcionar treinamentos online são e serão imprescindíveis para manter os negócios ativos. A expansão de plataformas educacionais deve se acelerar e promete ser uma das maiores tendências no mundo pós-pandemia. As mudanças na sociedade e nos negócios conectam facilitadores e aprendizes na era digital para difundir conhecimento.

Essas são algumas das transformações que estão em pleno curso e que devem ser a nossa realidade no mundo pós-pandemia. As transformações já estão acontecendo na sociedade e nos negócios. É preciso configurar a mentalidade e aceitar desde já que nem tudo será como antes. E com isso, devemos fazer a nossa parte, como indivíduo e como companhia. Se as crises são como páginas em branco de um livro, é hora de escrever uma história com empatia, atitudes positivas e cuidado com o bem da comunidade.

Comentário

Deixe um comentário

14 + oito =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes