Plano de carreira é fundamental para quem busca ascensão

Imagem2

Planejar aonde você quer chegar aumenta a sua satisfação profissional e torna realidade o cargo almejado

Como você se imagina daqui a 5, 10 ou 20 anos? Talvez você tenha respondido a esta pergunta em algum processo seletivo de emprego, pois muitos recrutadores querem saber se as suas expectativas correspondem ao que a empresa pode lhe oferecer. Mas, você já respondeu sinceramente a si mesmo? A importância desta resposta pode estar diretamente ligada ao seu crescimento, pois construir um plano de carreira é fundamental para quem busca ascensão.

Um objetivo é um norte essencial para a vida de qualquer pessoa, seja ele profissional ou pessoal, especialmente quando ele tem as qualidades CARAT . Quando o indivíduo sabe aonde quer chegar, o planejamento funciona como se fosse uma bússola, orientando seus passos em sentindo ascendente, rumo ao seu destino.

Em termos práticos, isso quer dizer que, a partir do momento que um profissional tem uma meta e traça o que irá fazer para conquistá-la, fica muito mais fácil obter êxito e, sobretudo, satisfação no trabalho. Ele foca no que quer, e por consequência, aumenta a sua dedicação e seu desempenho, busca mais sabedoria e alcança um admirável desenvolvimento e autoconhecimento.

Planejar se torna um diferencial e uma estratégia para o mercado de trabalho, possibilitando decisões mais assertivas e um melhor preparo. Afinal, um colaborador que, por exemplo, almeja ser diretor, irá pautar a sua trajetória de forma a adquirir experiência, técnica e habilidades com a finalidade de alcançar o cargo e exercê-lo com maestria.

Enquanto isso, a grande maioria, infelizmente, se acomoda e aguarda uma milagrosa promoção. Alguns até sabem o que querem, porém, sem um plano de carreira, acabam vencidos pela ansiedade de chegar lá. Já outros, se veem completamente perdidos, pela ausência de um alvo. Como solução, existe uma parcela que opta por pleitear uma vaga em outra corporação para preencher este “vazio”. O problema é que nem sempre tal atitude é a solução necessária, resultando em uma profissão percorrida ao longo de uma trilha aleatória.

 

Comentário

Deixe um comentário

oito − cinco =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes