Poder – A base de todos os conflitos

O poder é o conceito fundamental das ciências sociais, da mesma forma que a energia é o conceito fundamental da física. Bertrand Russel

Tenho fascínio por esse tema. Em minha experiência como psicólogo, líder organizacional e coach, sempre considerei a questão do poder como central na compreensão das atitudes do ser humano, seja em qualquer contexto das relações.

Representado por sentimentos básicos como ciúmes, inveja, vaidade, medo ou nas reações e estratégias adotadas pelo homem para o domínio ou apenas à busca de um “lugar ao sol”, um sentimento de pertencimento e segurança.

Pais em litígio com filhos pela disputa de bens ou posições em empresas, profissionais que prejudicam colegas em busca de novos e mais altos cargos, patrões que humilham empregados, policiais que abusam da autoridade do cargo; políticos corruptos que se lambuzam com a condição de influência de seus cargos.

Até nas coisas mais simples onde as discussões do cotidiano são baseadas em quem tem mais razão, quem sabe mais, quem disse primeiro. Há estudos que demonstram que o poder é capaz de neutralizar, anestesiar os neurônios espelho, responsáveis pela empatia.

Nos cursos de formação de líderes não vemos esse tema ser discutido, o que me parece, no mínimo, curioso. Compreender a influência do poder nas suas próprias ações, conhecer o impacto que o exercício do poder irá promover em si mesmo, amadurecer seu emocional para lidar com o poder da forma adequada, entender o que esse fenômeno implica nas relações entre as pessoas, são questões de fundamental importância para um líder.

O poder pode ser algo incrível quando bem utilizado. Pode salvar vidas, influenciar pessoas para boas causas, ajudar no desenvolvimento de alunos, colaboradores, atletas. Pode fazer justiça, reverter o rumo de uma empresa ou país para o caminho certo.

Me surpreendi como existem poucos estudos realmente profundos sobre o tema. Em minhas pesquisas sobre este tema, tive a sorte de encontrar um estudo belíssimo, disponível na internet, realizado em uma tese de doutorado pelo autor Carlos José Bernardo da Silva Barracho, dirigido por José Vilas Nogueira. Um estudo amplo e completo sobre o poder intitulado: Estratégias de poder e autoridade em contextos sócio-políticos diferenciados.

Conhecer a si mesmo, passa por saber o uso que se faz do poder. Portanto, recomendo com veemência aos líderes que busquem compreender melhor esse fascinante e determinante aspecto de influência no comportamento humano. É justamente no exercício do poder que costumam vir à tona os defeitos recônditos da alma humana. “O poder revela o homem”, diz Aristóteles.

Maurício de Paula

Texto originalmente publicado na página Gestão de Carreira (Facebook)

 

Comentário

Deixe um comentário

1 × 4 =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes