Por que adotar a gestão participativa?

Post2

Antigamente, bastava a figura autoritária do chefe para que os trabalhadores o obedecessem cegamente. Hoje, o colaborador quer ser tratado como adulto, ser informado e poder exprimir as suas ideias, contribuir com a empresa e, consequentemente, alçar novos vôos em sua carreira. Mas, será que isso é argumento suficiente para mudar o modelo de gerenciamento? Afinal, por que realizar uma gestão participativa?

Os profissionais acreditam na legitimidade de ser consultado sobre assuntos relevantes à sua atividade e aos seus conhecimentos, e na tomada de decisões – especialmente aquelas que interferem diretamente no setor que atuam. O gerenciamento que não leva em consideração as necessidades de sua equipe possivelmente será conduzido ao insucesso.

Deixá-los sem voz é como não aproveitar o talento deles, perdendo toda a competência e criatividade que poderiam oferecer. Além disso, afastar sistematicamente o que eles têm a dizer ou, simplesmente, ignorar, desmotiva, frustra e gera ainda uma atitude burocrática de apenas cumprir suas tarefas, sem maiores esforços. Um grande desperdício, principalmente, em uma era em que as companhias precisam, essencialmente, da capacidade de criar e inovar a fim de sobreviverem no mercado, não é mesmo?

Por outro lado, quando são consultados ou associados a uma deliberação, especialmente sobre temas que lhes dizem respeito, os colaboradores sentem-se importantes e reconhecidos. Entendem o peso da responsabilidade e se esforçam muito mais para chegarem às suas melhores respostas. Dar uma sugestão se torna uma oportunidade de ser ouvido, sobretudo, de formular uma proposta construtiva, apelando para o uso de toda sua inteligência, criatividade e experiência.

Mas, para que todos esses benefícios motivadores aconteçam, o gestor não deve somente perguntar a respeito da opinião deles, ele deve considerar, sempre que possível, as sugestões que seus subordinados têm a oferecer, incentivando-os. No final, todos saem ganhando, especialmente líderes e a empresa, que quase sem querer, acabam desenvolvendo e mantendo suas melhores cabeças.

Comentário

Deixe um comentário

dezoito − quatro =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes