Prospecção – a porta de entrada para o sucesso

Prospecção é a porta de entrada para o sucesso

Prospecção: conheça muito bem o seu produto e multiplique oportunidades e futuros clientes

A crise e a instabilidade assombram profissionais de todos os mercados e aumentam a pressão pela busca de resultados. Por isso, não dá para ficar de braços cruzados esperando essa maré passar para vender. O jeito é arregaçar as mangas e ir à luta, ou melhor, à prospecção – a porta de entrada para o sucesso!

O primeiro passo é estudar o seu produto e o seu público-alvo. Nunca é demais agregar novos conhecimentos – ainda que você já esteja no ramo há anos. Talvez você encontre uma informação ou um detalhe a mais que fará toda a diferença para aumentar as vendas mesmo em tempos difíceis. Reveja os dados, discuta com colegas e gestores, pesquise.

Com uma maior consciência sobre aquilo que vende e para quem vende, fica mais fácil retomar contatos antigos com mais respaldo, falar com ex-clientes trazendo novidades ou procurar referências e indicações com o seu networking. Sua dedicação com o portfólio e a empresa que representa aumentarão também a sua confiança e isso transparecerá, contando pontos a favor.

Prospecção requer criatividade

Mas não é só com os velhos conhecidos que elevamos nosso resultado: esteja aberto a encontrar novas possibilidades a partir de seu estudo. Isso facilitará o surgimento de insights e estimulará a descoberta de novos nichos ou de uma abordagem diferente na hora da apresentação. Podemos estar acostumados a oferecer bebidas alcóolicas à bares e restaurantes, por exemplo. Mas, e se mudássemos o foco? E se partíssemos para cafés, docerias e sorveterias para que elas possam inventar drinks ou receitas e batizá-los com o nome da marca?

Existe um mar de possibilidades esperando para ser navegado. No entanto, antes de mergulhar de cabeça, é preciso validar a ideia e levantar o máximo de informações relativas ao seu prospect. Como são esses estabelecimentos? O que eles vendem? Quem são seus frequentadores? Eles já possuem algo similar? O concorrente já pensou nisso?

Caso já tenha as lojas certas, não se esqueça de conhecer mais a companhia em questão. Saiba quem são os responsáveis, como funciona a administração, quais são os produtos existentes e quem são os principais players nesse mercado para formar uma base sólida antes de encontrar o seu prospect.

Uma boa dica para facilitar a organização e melhor visualizar todo o contexto é fazer uma ficha com todos os dados que conseguir. Você pode não saber todas as respostas, mas quanto mais informações tiver, maior será a chance de oferecer o serviço certo, por um preço justo e atender à necessidade do seu futuro comprador.

Comentário

Deixe um comentário

15 − 3 =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes