Relaxar pode te tornar mais eficiente e criativo

POST BLOG

Pequenas atitudes ajudam a evitar ou amenizar o estresse do dia a dia

 Quando a pressão apertar, o prazo estourar e as pendências se multiplicarem, pare por alguns minutinhos. Respire bem fundo e esqueça o caos. Apenas relaxe. Dizer isso parece loucura, principalmente, na era em que tudo é para ontem e do sucesso a qualquer custo. No entanto, se pararmos para pensar, insanidade mesmo é permitir que a ansiedade decida por você e o estresse te transforme em um profissional cada vez menos produtivo, causando danos, inclusive, à sua saúde.

 Ao vivenciarmos situações estressantes, como mecanismo de defesa por entender que é uma situação de “perigo”, o organismo entra em estado de alerta, liberando hormônios como adrenalina e cortisol. Em níveis elevados, isso diminui a imunidade, aumenta a pressão arterial e acelera a frequência cardíaca (daí a propensão ao infarto e a hipertensão). O apetite também se altera e o indivíduo tende a comer muito mais e acumular gordura.

  • Qualidade de vida

Para controlar as respostas que este mal apresenta no corpo, invista na combinação entre alimentação saudável, atividades físicas e sono. Isso porque, apostar em alimentos ricos em zinco e vitamina C, por exemplo, fortalecem o sistema imunológico. Combine com uma vida com mais movimento, seja esporte, dança ou caminhada, e seu corpo produzirá substâncias que dão a sensação de prazer, trazendo mais disposição e reduzindo o nervosismo. O equilíbrio fica completo com uma noite bem dormida. Sem o descanso necessário, irritabilidade e mau humor serão sentidos ao durante do dia e, em longo prazo, podem se tornar prejudiciais em todos os sentidos.

É preciso estar atento aos sinais e tentar prevenir, antes que pequenas dores nos ombros e nas costas, por exemplo, se agravem ou sobrecarreguem outros órgãos. Para contornar isso, simples atitudes, durante o expediente, são mais eficazes do que persistir na execução de uma tarefa, sem dar atenção devida àquele incômodo.

  • Alivie a tensão

Objetos de automassagem ou para serem apertados são capazes de descarregar as apreensões e estimular outras partes do cérebro. Alongamentos também podem ser milagrosos para subtrair as tensões musculares. Essas pequenas paradas no meio do dia auxiliam no relaxamento do corpo e da mente. Às vezes, é necessário sair do foco, descansar, nem que seja por alguns segundos. Experimente uma rápida caminhada: você favorece a sua circulação sanguínea e pode até clarear melhor as ideias. Você perceberá a melhoria na sua produtividade.

 Outras pequenas ações ajudam a fazer a sua rotina mais agradável e até mesmo a se tornar preventiva, especialmente nos casos em que a atividade já envolve certo grau de tensão.

  • Mude sua estação

Um ambiente limpo e com poucas coisas faz com que o profissional sinta-se no controle da situação e o ajuda a ser mais organizado. De tempos em tempos, faça uma limpeza geral, descartando o que não for necessário. Dê lugar a arranjos com ervas, plantas e flores – vale até aromatizantes a base de lavanda, pois o seu perfume natural é capaz de acalmar os nervos. Aposte na ergonomia, que proporciona cadeiras mais confortáveis, primordiais para aguentar o expediente. Caso não seja possível trocá-las, adapte-as com almofada para apoiar a lombar e adeque os apoios, bem como a altura do seu monitor: sua linha de visão deve ficar no centro/topo da tela.

 

 

 

 

Comentário

Deixe um comentário

2 − um =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes