Saúde mental: a importância de promover bem-estar nas empresas

Precisamos falar de saúde mental

A saúde mental já era uma pauta importante prevista para 2020, por conta do aumento dos transtornos psiquiátricos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, essas síndromes se tornariam a maior causa de afastamento do trabalho. E com a chegada do novo coronavírus e seus impactos em bilhões de pessoas, novos alertas foram acesos. No mundo corporativo, essa urgência chega a ser mais importante que qualquer estratégia ou plano de negócios. Em tempos de crise, ter a mente saudável vira um fator determinante para o presente e para o futuro. Esse aspecto é e será capaz de determinar a competitividade e o crescimento da empresa daqui para frente.

Saúde mental e a quebra de tabu

O primeiro passo para investir em saúde mental e desfrutar dos inúmeros benefícios é quebrar o tabu. Ainda há quem acredite que as doenças psiquiátricas se restringem à loucura. No mundo corporativo, o olhar preconceituoso costuma classificar a depressão, por exemplo, como preguiça, frescura ou fraqueza. Mas a verdade é que nenhuma dessas definições condizem com a seriedade e o cuidado que essa questão merece.

Panorama sobre a saúde mental

Os dados sobre a saúde mental são bastante alarmantes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, há quase 1 bilhão de pessoas convivendo com algum transtorno psiquiátrico. E a falta de cuidado com a saúde mental pode acarretar consequências drásticas, como o uso nocivo de álcool. Isso, por sua vez, leva à morte 3 milhões de pessoas todos os anos. Estima-se ainda que a cada 40 segundos, alguém perde a vida por suicídio.

Saúde mental em tempos de pandemia

Portanto, se o cenário sobre a saúde mental das pessoas já chamava atenção, agora a situação ficou ainda pior. A OMS abriu um alerta sobre o impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental de pessoas no mundo todo. No estado de São Paulo, metade da população afirma sentir ansiedade ou nervosismo com frequência, desde o início da pandemia. É o que mostra uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Essa alteração na saúde mental dá uma pequena noção de como o novo coronavírus está influenciando o cotidiano das pessoas. Ainda de acordo o estudo, sentir-se triste e deprimido passou a fazer parte da rotina de 39% dos entrevistados. E quase 30% das pessoas enfrenta problemas ao dormir. Vale ressaltar ainda que a qualidade do sono influencia diretamente em nossa saúde mental. Uma noite mal dormida, por exemplo, afeta a disposição e o humor. Como consequência, isso pode prejudicar diretamente o nosso convívio social, a atenção e a produtividade.

Saúde mental: os cuidados

Já deu para perceber que os cuidados com a saúde mental são imprescindíveis. Mas essa missão não está restrita apenas ao RH nem se resume a acabar com o preconceito acerca dos problemas emocionais. É preciso atuar em diversas frentes da corporação a fim de promover bem-estar e melhorar o ambiente de trabalho. 

  • Cultura empresarial: a saúde mental e o bem-estar devem fazer parte da cultura organizacional. Por isso, uma revisão e um melhor direcionamento serão importantes para pautar as ações. Esses valores servirão de base para que todos os colaboradores possam seguir em uníssono na mesma direção. Vale ressaltar ainda que a tendência é valorizar os colaboradores e a experiência deles na empresa.
  • Gestão: os cuidados com a saúde mental dos colaboradores dependem de uma gestão mais humanizada. A preocupação não deve estar somente no planejamento, divisão de tarefas e prazos, mas também, em cuidar do ativo mais importante que as empresas possuem: as pessoas.
  • Liderança: é imprescindível oferecer suporte às lideranças. Isso significa proporcionar técnicas e ferramentas para ajudar na construção do bem-estar no trabalho e na promoção da saúde mental. Além disso, os gestores devem demonstrar apoio àqueles que procuram por zelo emocional. Lembre-se que os líderes devem dar o exemplo de autocuidado, bem como serem os responsáveis por vivenciar a cultura organizacional no dia a dia.
  • Informação: promover a prevenção e cuidado com a saúde mental requer ainda uma ferramenta importantíssima: a informação. Com o conhecimento será possível acabar com o tabu e o estigma dos transtornos psiquiátricos. Por consequência, as pessoas estarão mais cientes da seriedade do problema e mais solícitas umas para as outras.
  • Autoconhecimento: por fim, mas não menos importante, o cuidado com a saúde mental precisa de autoconhecimento. Isso é primordial para identificar e gerenciar as emoções dentro e fora do trabalho.

Como aplicar todo esse cuidado com saúde mental

Promover cuidados com saúde mental e bem-estar no trabalho é uma missão bastante desafiadora. É preciso trabalhar diversas frentes para atingir o objetivo. Na metodologia Dynargie, a consultoria utiliza toda a sua expertise para avaliar o empreendimento como um todo. Esse olhar neutro é capaz de identificar agentes estressores que possam prejudicar o ambiente de trabalho, por exemplo. Além, é claro, de implementar as ações necessárias para solucionar e aprimorar a gestão.

O programa PlayWell, por exemplo, atua diretamente na gestão do estresse. Os consultores levam conhecimento e ferramentas para que os colaboradores possam administrar melhor as tensões do dia a dia. Além disso, também acompanham os resultados e traçam um plano de ação em conjunto com os participantes. Isso faz com que os líderes e a equipe tenham uma experiência de trabalho mais satisfatória.

Como consequência desse cuidado com a saúde mental, as empresas conseguem prevenir os transtornos mentais e outras doenças. Consequentemente, poupam gastos com tratamentos e prejuízos com o absenteísmo. Além disso, o time se sente mais valorizado. Quando as pessoas sentem que existe uma consideração honesta, a tendência é criar uma conexão maior com a corporação. O bem-estar no trabalho favorece ainda a produtividade e a proatividade. Como consequência, os colaboradores atuam com mais engajamento e habilidade. Isso sem falar que a marca conquista uma imagem positiva com os consumidores stakeholders. Saúde é um ótimo investimento com múltiplos beneficiários.

Comentário

  1. Terikenlandulfo

    Proposta mto interessante e importante,como terapeuta vejo uma gde deficiencia das empresas em cuidados com seus funcionarios.

Deixe um comentário

14 − 6 =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes