Torne seus objetivos reais e ganhe mais tempo no dia a dia

Post2

Aprenda os 5 primeiros passos para aumentar o seu rendimento e conquistar aquilo que deseja

 Falta de motivação e de tempo são grandes desafios do cotidiano e, consequentemente, fazem parte das reclamações mais frequentes. A contradição está no fato de que o mercado tem exigido profissionais cada vez mais produtivos e entusiasmados. Embora sejam assuntos distintos, eles podem estar relacionados na mesma solução.

O segredo para adquirir uns minutinhos ou até mesmo horas a mais é planejar. É ordenar o conjunto de atividades a serem feitas para chegar a um determinado fim. Este é um dos meios mais eficazes para realizar aquilo que se almeja. Além disso, o tempo gasto no planejamento é economizado na execução das tarefas, trazendo melhores resultados.

 Confira o passo a passo para garantir eficácia e fazer o seu dia render mais.

 1. Crie um objetivo e descubra sua motivação! 

O primeiro passo é criar um objetivo. É o ponto de partida para a sua caminhada, pois, a partir dele, você terá o caminho a ser percorrido e a ação que deve ser feita. Quase sem querer, é também o grande fator motivador de todos os dias. Por isso, é importante saber aonde se quer chegar. Pode ser um estado ou resultado que nos propomos a atingir, um desejo ou uma necessidade. Comece respondendo: “O que eu quero exatamente?”.

 2. Dê formas ao que você quer

A meta precisa ser ambiciosa (a fim de instigar a si próprio e tirar o maior proveito de sua potencialidade) e realista (se não for possível realizar, não há eficácia). Ou seja, é preciso ser honesto consigo para não se subestimar ou superestimar. Determine também um prazo para realização.  Exemplo: “Quero aumentar as minhas vendas em 20% até o final deste ano.”.

 3. Plano de ação

Agora que você sabe o que quer e quando deve atingir este fim, é hora definir o trajeto a ser percorrido. Neste primeiro momento, determine de forma global o que deve ser feito para atingir o alvo, quais são os meios a serem utilizados, quando começar… Com isso, você terá uma visão de conjunto das operações a efetuar até a concretização. Dica: materialize seu objetivo e seu planejamento escrevendo ou fazendo uma planilha.

 4. Do macro ao micro

A partir de uma visão geral, fica mais fácil enxergar o que é prioritário, o que pode ser delegado (considerando a competência e a vontade do outro para contribuir com o objetivo) e distinguir tarefas que tenham relação ou não com o que você busca. Também permitirá traçar detalhes em cada ação, colocar pequenas metas a serem conquistadas dentro do plano como um todo, assim como se prevenir contra o previsível e o imprevisível. Vantagem: ter o controle da situação dá segurança e confiança pessoal.

 5. Seja flexível

Duas das qualidades de um bom plano são a flexibilidade e a adaptabilidade. Sabemos que é difícil prever todos os obstáculos que podem aparecer. Daí a importância em atribuir uma margem que permita fazer frente, no decorrer das ações, aos imprevistos, sem perder todo o plano.

Um truque: faça ajustes periódicos ao plano e leve em consideração fatores que o estimulem.

Com todas as atividades a serem realizadas já pré-estabelecidas e com um objetivo como motivação, o resultado é o melhor gerenciamento do tempo. Mas, como no título deste post, estes são apenas os primeiros passos para ganhar mais espaço em seu dia a dia. Na próxima semana, você saberá como se tornar mais eficaz e reclamar menos da falta de tempo.

Comentário

Deixe um comentário

13 − sete =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes