Transforme o tempo ocioso no trabalho em produtividade

produtividade

7 dicas para ganhar produtividade com aqueles momentos em que não você tem nada para fazer ou enquanto espera

Você pode ter terminado as suas tarefas rapidamente, está esperando a resposta do diretor para dar continuidade no projeto ou o dia está parado mesmo: o fato é que não há nada para fazer e ainda faltam algumas horas para o fim do expediente. O jeito é checar as redes sociais ou responder as mensagens pessoais no WhatsApp, certo? Talvez não, afinal, é horário de trabalho! Então, como transformar o ócio em produtividade e driblar o tédio?

Para responder a essa pergunta e te livrar da tentação da internet, elencamos algumas atividades para ajudar. Lembre-se que esses minutinhos livres serão muito úteis se usá-los corretamente. Então confira nossas dicas e aproveite todos os benefícios!

Mais produtividade? Arrume a sua mesa!

Que tal arrumar a sua mesa de trabalho? Esses momentos são oportunidades para espantar a preguiça e cumprir tarefas que foram adiadas. Comece organizando os itens que ficam sobre a bancada e jogando fora o que não tem mais utilidade. Estenda a arrumação para gavetas, arquivos e o que está à sua volta. Isso irá ajudá-lo a aumentar a sua produtividade. Um ambiente limpo e bem ajeitado torna a atmosfera mais agradável, diminuindo a distração e agilizando a solução das pendências. Como resultado, o dia passa a render mais.

Organize seus arquivos no computador

Que atire a primeira pedra aquele que nunca salvou um arquivo em qualquer pasta no meio da correria. Ou quem não tem duplicidade de documentos ou diversas versões desnecessárias daquele projeto de 2015. Afinal, a bagunça não é apenas física, mas também, virtual, mesmo que seja menos visível que na nossa mesa de trabalho. Logo, transforme o tempo ocioso em produtivo, ajeitando tudo e promovendo uma bela limpeza no disco rígido. Além de liberar espaço no computador e deixar tudo no seu devido lugar, rever planilhas e projetos antigos ajuda em seu crescimento. A análise do passado pode promover insights inusitados, permitir a revisão de velhos conceitos e auxiliar no autoconhecimento e no seu plano de carreira.

Faça um backup

O seu tempo “livre” pode ser muito útil com um backup de seus arquivos. Embora seja uma tarefa comumente procrastinada, é preciso lembrar da importância de ter uma cópia resguardada de seus materiais. Afinal, estamos suscetíveis a enfrentar falhas e problemas em nosso computador, assim como imprevistos que abalam a produtividade. Então, salve seus materiais na nuvem, no servidor ou em um HD externo. Para te incentivar ainda mais, tenha em mente que isso vai diminuir expressivamente a dor de cabeça quando o famoso Murphy resolver atuar. 😉

Limpe sua caixa de e-mails

Sabe o desgosto que dá só de olhar os inúmeros e-mails em sua caixa de entrada e no spam? Aproveitar momentos de ociosidade para fazer uma faxina neles é sinal de produtividade! Portanto, mexa-se: responda, delete, encaminhe, agradeça, confirme recebimento, tome as providências, organize as mensagens, faça o download. Organize os arquivos e os contatos, incluindo marcadores para classificá-los. A organização e a extinção dessa pendência serão de grande valia quando a pressa apertar. Outra boa razão para fazê-lo é que a conclusão dessa tarefa trará a sensação de dever cumprido, elevando a motivação.

Faça planejamentos

Como vivemos em uma grande correria, essas “folgas” no meio do dia não devem ser desperdiçadas. Por isso, use esse período para planejar. Uma boa gestão do seu tempo é benéfica em diversos sentidos. Vale programar também a sua carreira, assim como as suas ações para alcançar o seu objetivo e desenvolver a si mesmo. Não deixe essa chance de se beneficiar passar em branco. Por isso, mão na massa!

Procure oportunidades

Há sempre uma oportunidade nova por aí esperando por você. Portanto, nada de ficar de braços cruzados no meio do expediente. O momento ideal para buscar um projeto legal para fazer parte ou aprender coisas novas é agora. É também uma ocasião propícia para tomar a iniciativa de desenvolver e apresentar algo em que gostaria de trabalhar. Tirar do papel aquela ideia pode trazer a inovação que a companhia tanto almeja. Ou seja, existe um mar de coisas que aumentam a produtividade ao fazer valer esses minutos que sobraram no seu dia.

Produtividade é oferecer ajuda e colaborar com a equipe

Nem sempre o fato de você ter concluído a sua parte significa a conclusão do projeto. Então, por que não ajudar o seu colega? Oferecer ajuda é uma ótima maneira de transformar o ócio em algo produtivo. Isso fortalece o relacionamento, desenvolve o espírito de equipe, proporciona aprendizado e auxilia no desenvolvimento do sucesso. Essa pode ser uma chance de ensinar algo para as pessoas, atitude que também contribui para o seu crescimento.

Comentário

Deixe um comentário

15 − cinco =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes