5 qualidades de um vendedor eficaz

post2

Algumas características são essenciais para ser bem sucedido em toda a negociação

Diante do atual cenário econômico mundial, muitas empresas mudaram o ritmo e a administração dos negócios para manterem-se ativas e superar os desafios. Uma dessas transformações, não só por parte dos contratantes, mas também, do próprio mercado, culminou em uma exigência cada vez maior, especialmente, dos vendedores. Para sobreviver aos dias turbulentos, são numerosos os requisitos para que o colaborador alcance sucesso diante da concorrência. Dentre tantas, elencamos 5 qualidades de um vendedor eficaz.

Simpatia

Ser simpático é a qualidade número um de todo bom profissional de vendas. Afinal, estabelecer uma relação comercial não é uma tarefa tão fácil, e com antipatia, fica ainda mais complicado. Logo, o vendedor deve se esforçar para trazer à reunião o seu melhor sorriso e usar a simpatia para criar uma corrente com o interlocutor.

Dinamismo

O seu papel consiste em apresentar uma solução ao seu cliente, por meio de um produto ou serviço. O desafio está em prender a atenção do seu prospect, mostrando isso de forma dinâmica e enérgica para que o encontro não se torne tedioso ou fatigante, especialmente, quando o assunto envolve informações técnicas. Usando a sua imaginação, traduza os dados científicos para que a pessoa a sua frente possa entendê-los. O interesse pelo seu produto ou serviço nasce a partir do momento em que ela consegue visualizar a sua explicação.

Empatia

A empatia é a capacidade se colocar no lugar do outro, a fim de melhor compreendê-lo. É considerada uma das melhores virtudes em vendas, devido à adaptabilidade do negociador diante dos mais variados perfis e, sobretudo, por permitir conhecer as necessidades de sua clientela com mais profundidade. Além disso, um indivíduo empático tem maior habilidade para construir relacionamentos saudáveis e de longo prazo – o que é fundamental para fechar negócios agora e futuramente, ou seja, na fidelização do comprador.

Organização

Saber organizar o seu tempo é fundamental, pois a profissão lida com longas esperas, refeições solitárias e fora de horário, e ainda exige energia extra para negociar. Por isso, ter um planejamento semanal pode auxiliá-lo a gerenciar seus compromissos, dar coragem para enfrentar os desafios, e também, aproveitar melhor as suas horas livres entre uma reunião e outra, por exemplo.

Coragem

É preciso ser corajoso em diversas fases de uma negociação: saber ousar, se impor quando necessário, contornar objeções e concluir. Muitos se vêem paralisados diante de uma dificuldade ou se deixam dominar pelo o medo de falhar. A audácia e a força interior podem ser fatores determinantes para persistir e chegar a um final feliz.

 

Some tudo: Obter uma ou outra característica já o deixa a frente de muitos concorrentes. Mas, se quiser ser um profissional completo, é preciso correr atrás e desenvolver cada uma delas a fim de fazer diferença em todas as etapas de uma negociação. Pense nisso!

Comentário

Deixe um comentário

dezesseis − 16 =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes