Era Digital e a Geração Z

A Era Digital trouxe consigo uma série de transformações significativas na forma como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos. No centro dessas mudanças está a Geração Z, nascida (em meados da década de 1990 e dos anos 2000) e criada em um mundo totalmente imerso na tecnologia digital. Essa era moldou profundamente a forma como a Geração Z interage com o mundo ao seu redor. Eles são nativos digitais que estão redefinindo a cultura, o consumo, o ativismo e o ambiente de trabalho à medida que continuam a crescer e influenciar a sociedade.Uma geração que está sempre em constante conectividade digital, sempre online, seja por meio de smartphones, tablets ou computadores, o que os torna altamente adeptos às mídias sociais e à comunicação digital.

Consequentemente, têm acesso a uma quantidade sem precedentes de informações, são naturalmente curiosos e capazes de aprender rapidamente sobre qualquer assunto que lhes interesse.

Seus hábitos de consumo estão moldando o cenário do consumo de várias maneiras. Preferem experiências sobre bens materiais, valorizam a autenticidade das marcas e são altamente influenciados por seus pares e influenciadores digitais.

São conhecidos por seu ativismo digital, usando as mídias sociais como uma plataforma para levantar questões sociais e políticas, exigir mudanças e promover a conscientização sobre questões importantes, como justiça social, mudanças climáticas e direitos humanos.

Para a Geração Z, a tecnologia é uma ferramenta essencial de aprendizagem. Estão acostumados a aprender por meio de recursos digitais, como vídeos online, tutoriais e aplicativos educacionais.

No ambiente de trabalho não poderia ser diferente, ao entrar no mercado de trabalho, trazem consigo uma série de expectativas e preferências diferentes. Eles valorizam a flexibilidade, o propósito no trabalho e a oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional.

O desafio de fazer a Geração Z permanecer na empresa

Fazer com que um funcionário queira permanecer em seu local de trabalho envolve criar um ambiente e oferecer condições alinhadas com suas necessidades, aspirações e valores. Isto significa, fomentar um sentimento de pertencimento, crescimento e realização, onde o colaborador se sente motivado a contribuir com seus melhores esforços.

Para geração Z algumas condições são importantes para trabalhar e permanecer na empresa. Essa geração busca um ambiente de trabalho que ofereça cultura organizacional positiva, flexibilidade, propósito, oportunidades de desenvolvimento, feedback e reconhecimento, tecnologia moderna e um compromisso com a diversidade e a inclusão. As empresas que conseguem atender as essas necessidades têm maior probabilidade de atrair e reter talentos da Geração Z.

  1. Cultura Organizacional: Uma cultura de trabalho positiva e inclusiva é fundamental para a Geração Z. Eles procuram empresas que promovam um ambiente de trabalho colaborativo, onde se sintam valorizados, respeitados e parte de uma equipe unida.
  2. Flexibilidade: A Geração Z valoriza a flexibilidade no local de trabalho. Eles desejam horários flexíveis, opções de trabalho remoto e equilíbrio entre vida pessoal e profissional para terem liberdade e autonomia em sua jornada de trabalho.
  3. Propósito e Impacto Social: Mais do que apenas um salário, a Geração Z busca significado e propósito em seu trabalho. Eles preferem empresas que demonstrem um compromisso com questões sociais e ambientais e que tenham um impacto positivo no mundo.
  4. Desenvolvimento Profissional: A Geração Z valoriza oportunidades de aprendizado e desenvolvimento contínuo. Eles procuram empresas que ofereçam treinamento, mentoria e oportunidades de crescimento profissional para avançarem em suas carreiras.
  5. Feedback e Reconhecimento: Feedback regular e reconhecimento pelo trabalho bem-feito são importantes para a Geração Z. Eles querem orientação clara sobre seu desempenho e apreciam ser reconhecidos e valorizados por suas contribuições.
  6. Ambiente de Trabalho Tecnológico: Como nativos digitais, a Geração Z espera que as empresas adotem tecnologias modernas e ferramentas digitais no local de trabalho. Eles valorizam a eficiência e a inovação tecnológica em suas atividades diárias.
  7. Diversidade e Inclusão: A diversidade e a inclusão são importantes para a Geração Z. Eles buscam empresas que promovam a diversidade de perspectivas e experiências e que criem um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor para todos.

Conte com o apoio da Dynargie para mudar!

A Dynargie é uma consultoria internacional com 41 anos, que trabalha o lado humano dos negócios. Transformamos comportamentos, criamos ambientes com uso sustentável de energia para impactar positivamente os resultados, através de uma metodologia exclusiva, simples, prática e consistente. Desenvolvemos soft skills em todos os níveis das organizações, com consultoria quando o cliente precisa criar caminhos e com desenvolvimento, formação e coaching quando o cliente precisa desenvolver pessoas.

Nos programas de formação Dynargie, refletimos com os participantes, em uma troca otimizada de conhecimento e experiências, sobre a melhor forma de gerir pessoas de diversas gerações. Ao final de cada treinamento, o participante “leva para casa” o resultado de um amplo debate e um conjunto de ferramentas práticas, simples e consistentes para gerir sua equipe nesse contexto tão desafiador.

Conheça mais a nosso respeito no site www.dynargie.com.br, no Blog www.blog.dynargie.com.br e siga-nos no Linkedin , no Facebook, no Instagram, no Frank casino, no Youtube e no Twitter.

Comentário

Deixe um comentário

dezessete − quatro =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes