O Líder e a Liderança Positiva

O mundo está constantemente em busca de líderes capazes de inspirar pessoas a darem o seu melhor, seja na política, nas empresas, nas religiões, nas comunidades. Diferente das habilidades para gerir, o papel de liderar requer competências e características mais sutis e, embora haja líderes competentes por aí, o espaço a ser preenchido parece nunca ter estado tão grande.

Lembro-me do filme INVICTUS, que aborda a incrível capacidade que Nelson Mandela teve em lidar com uma situação tão delicada quanto o desejo por vingança, de um povo que acabara de se livrar de 46 anos de segregação institucionalizada e sistemática.

Para quem não viu a exuberante atuação de Morgan Freeman, como Mandela, e quer entender um pouco mais sobre o que é Liderança Positiva, recomendo-o fortemente. Ali, naquele filme, podemos observar os principais impactos que um líder e uma liderança positiva provocam numa Nação; numa pequena vila incrustrada em uma montanha qualquer do mundo; numa grande corporação no Vale do Silício; ou no pequeno time que você comanda, na empresa em que trabalha, na cidade em que reside.

Um líder positivo inspira! Quando John Kennedy em seu discurso de posse, pede aos americanos para se perguntarem o que podem fazer pelo país e não o que o país pode fazer por eles, gera tanto sentido de pertencimento e comprometimento, que as palavras, ainda hoje, ecoam e produzem efeito dentro e fora dos Estados Unidos. Da mesma forma, experimente oferecer ao seu time um propósito relevante, algo que lhes faça sentido, depois os convide para fazer História juntos. As palavras certas, no lugar e no momento certo, arrastam as pessoas. A comunicação é a ferramenta mais poderosa da liderança.

Um líder positivo é empático e demonstra, de forma autêntica, compreensão e empatia em relação às necessidades e preocupações de seus liderados.

É credível e age com coragem, transparência, imparcialidade e integridade na condução das questões cotidianas. É assertivo e respeitoso na comunicação de suas decisões, não engana, não “esfumaceia”… não terceiriza a responsabilidade.

Um líder positivo é resiliente. Gere os desafios e adversidades de forma positiva, mantém seu foco e o da equipe sempre na solução, incentivando a busca dos COMOs das coisas, nunca os seus SEs. Diante de intempéries, direciona o olhar para o FUTURO, nunca para o PASSADO; estimula a cultura da SOLUÇÃO, não do PROBLEMA. Não CRITICA, PROPÕE.

Para quem não conhece a História dos Old Christians Club, time de rugby cujo avião caiu na Cordilheira dos Andes em 1972, recomendo mais um filme: a Sociedade da Neve. Para não ampliar muito, ficarmos apenas nas figuras de Nando Parrado e Roberto Canessa, dois exemplos de liderança e resiliência.

Por fim, e sem esgotar a longa lista de qualidades que uma liderança positiva tem e os impactos que provoca, um líder positivo desenvolve sua equipe e trabalha para formar sucessores melhores que si. Um líder positivo convive com seus medos, ultrapassa-os e aprende com eles.

CONTE COM O APOIO DA DYNARGIE PARA MUDAR!

Nos programas de formação da Dynargie, usamos metodologia e ferramentas próprias, para ajudar os líderes no desempenho do papel de apoiar as empresas na gestão humanizada dos colaboradores. Com ferramentas simples, práticas e consistentes, nossos consultores ajudam os participantes a identificarem soluções que possibilitam gerenciar e manter o equilíbrio emocional (seu e de suas equipes) em relação às tensões

Atuamos no human side of business com o propósito de transformar comportamentos e impactar resultados. Nossas soluções estão em linha com as necessidades atuais de formação e desenvolvimento e fazem parte de nosso DNA. Em nossos programas, antes das técnicas, abordamos a importância da mentalidade adequada para lidar com esse novo contexto de mundo.

Conheça mais a nosso respeito no site www.dynargie.com.br, no Blog www.blog.dynargie.com.br e siga-nos no Linkedin dynargie-brasil e no Instagram

Comentário

Deixe um comentário

quinze − nove =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes