Gamificação nos Treinamentos: Transformando o Aprendizado em uma Jornada Empolgante

 

 

A Dynargie investiu no desenvolvimento de uma plataforma de Gamificação, que já está utilizando em seus treinamentos, desenvolvendo ainda mais o lado humano dos negócios.

A ferramenta é um game totalmente inovadora, que será aplicado sob medida para cada cliente, através de um método que fará suas equipes brilharem!

A gamificação nos treinamentos transforma o aprendizado em uma jornada empolgante ao incorporar atividades lúdicas e interativas, que estimulam o engajamento e a motivação dos participantes, em uma experiência divertida e única.

A aplicação de elementos de jogo nos treinamentos é necessária quando temos algumas situações como tempo – jornadas longas que precisam manter o interesse dos participantes entre os módulos e, paralelamente mensurar e registrar seu esforço de forma mais fácil. Além disso, é útil para empresas que têm investido muito no desenvolvimento de soft skills e querem algo diferente para estimular os participantes.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA GAMIFICAÇÃO NO TREINAMENTO DE SOFT SKILLS PARA EMPRESAS

1. Incentiva a interação social e o trabalho em Equipe

Interação social, colaboração, trabalho em equipe, fóruns de discussão e competições entre colegas, adicionam uma dimensão social ao aprendizado.

A interação social cria uma comunidade de aprendizagem, onde os participantes compartilham experiências e se apoiam mutuamente.

Desafios e atividades em grupo incentivam a troca de conhecimento e a construção de uma comunidade de aprendizado.

2. Feedback imediato

Os jogos oferecem feedback imediato sobre o desempenho, permitindo que os participantes ajustem sua abordagem de aprendizado de maneira contínua, mantendo os participantes envolvidos na jornada.

3. Fortalece a cultura de aprendizagem

Ao transformar o processo de aprendizagem em uma experiência mais envolvente e interativa, a gamificação estimula os colaboradores a participarem ativamente das atividades de treinamento. Isso cria um ambiente propício para o desenvolvimento contínuo de habilidades e conhecimentos, promovendo uma mentalidade de aprendizado entre os funcionários, ao longo do processo. Além disso, ao incorporar atividades lúdicas e desafiadoras, a gamificação torna o treinamento mais divertidos e motivadores, incentivando os colaboradores a buscarem constantemente novos conhecimentos para aprimorar seu desempenho. Como resultado, a cultura organizacional se torna mais receptiva à inovação, à colaboração e ao crescimento profissional, contribuindo para o sucesso das empresas.

4. Estimula uma competição saudável

Atividades competitivas, como rankings e tabelas de classificação, apresentam uma dimensão de competição saudável.

A competição motiva os participantes a superarem desafios e aprimorarem suas habilidades para se destacarem.

5. Mantém o ritmo da aprendizagem

A aplicação de treinamentos que utilizam também a gamificação, mantém o ritmo da aprendizagem de forma dinâmica e estimulante. Ao incorporar atividades de jogos, como desafios, recompensas e competições, os colaboradores são incentivados a se envolver ativamente no processo de aprendizagem, mantendo assim um interesse contínuo e uma motivação elevada. A gamificação proporciona uma abordagem interativa e imersiva ao treinamento, o que ajuda a evitar a monotonia e o desinteresse frequentemente associados a métodos tradicionais de aprendizagem. Isso permite que os participantes avancem em seu próprio ritmo, ao mesmo tempo em que são desafiados a superar obstáculos e alcançar metas estabelecidas. Como resultado, a aprendizagem se torna mais eficaz e eficiente, garantindo que os colaboradores absorvam e apliquem o conhecimento de maneira mais consistente e duradoura.

6. Aumenta a retenção de novos conhecimentos

A natureza envolvente dos jogos contribui para uma melhor retenção de informações. A utilização de treinamentos presenciais ou remotos, aliados a gamificação tem demonstrado aumentar significativamente a retenção de novos conhecimentos. Essas atividades através da gamificação motivam os colaboradores a permanecerem engajados e focados, o que facilita a absorção e retenção de informações. Além disso, a abordagem interativa e prática da gamificação permite que os participantes experimentem os conceitos aprendidos em um contexto lúdico, o que fortalece ainda mais sua compreensão e retenção. Como resultado, os colaboradores são capazes de lembrar e aplicar os novos conhecimentos de forma mais eficaz em suas atividades diárias, contribuindo para um aprendizado mais duradouro e significativo.

CONTE COM O APOIO DA DYNARGIE PARA MUDAR!

Nos programas de formação Dynargie, usamos diversas ferramentas de tecnologia para apoiar nossa metodologia. Uma gamificação bem desenhada, fortalece o engajamento dos participantes no processo de aprendizagem e o espírito de equipe, aumenta o conhecimento, a retenção e cria uma cultura de aprendizagem.

Atuamos no human side of business com o propósito de transformar comportamentos e impactar resultados. Nossas soluções estão em linha com as necessidades atuais de formação e desenvolvimento e fazem parte de nosso DNA. Em nossos programas, antes das técnicas, abordamos a importância da mentalidade adequada para lidar com esse novo contexto de mundo.

Conheça mais a nosso respeito no site www.dynargie.com.br, no Blog www.blog.dynargie.com.br e siga-nos no Linkedin dynargie-brasil e no Instagram

Comentário

Deixe um comentário

5 × 2 =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes