Falar em público: as diferentes formas de expor suas ideias

 

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Conheça as vantagens e desvantagens de cada metodologia e escolha a melhor para você

Você pode até relutar em fazer isso, mas é fato que falar em público faz parte da vida de profissionais de sucesso – seja proferindo palestras, diante de uma assembleia de clientes ou acionistas, frente a sua própria equipe ou na apresentação de um projeto. Não importa a ocasião, a verdade é que não são apenas grandes palestrantes que precisam recorrer a diferentes formas de expor suas ideias.

Por isso, separamos três maneiras de exposição que podem te ajudar a preparar a sua intervenção oral, de acordo com o seu estilo ou a eventualidade. Seja qual for sua escolha, convém, antes de começar, dar breves instruções à sua plateia, como o momento adequado para as perguntas, por exemplo, e conservar-se fiel à linha escolhida até o final para manter o domínio da ação.

A) Sem perguntas, nem debates

Com o objetivo de comunicar de forma unilateral, esse tipo propõe ser didático e muito diretivo, mas, sem dar ao auditório o direito de intervir. Isso permitirá que, num curto período, seja transmitida a mensagem, sem qualquer intromissão, perda de foco, nem distorções na emissão. Por outro lado, além da possibilidade de frustrar as pessoas por impedi-las de falar, pode haver perda de controle sobre a recepção do conteúdo, uma vez que ninguém irá se pronunciar caso haja um mal-entendido, tornando-o incapaz de explicar melhor. Seja muito claro.

B) Entrecortada de questões

Neste caso, palestrar se torna uma “conversa”, admitindo que os participantes interrompam o orador a qualquer momento, o que aumenta as chances de corresponder às expectativas e de dar dinamismo à apresentação. Mas, isso exige um profundo conhecimento sobre o tema, flexibilidade, e mais tempo que a opção A. É preciso estar atento também aos mais introvertidos, para que não se sintam excluídos e, é claro, saber lidar com questões inconvenientes, controlando-as para que você não seja “alvejado” com perguntas.

C) Didático e com debate

Dividida em duas fases, essa exposição requer a explanação do assunto e em seguida, a condução de um debate a fim de reforçar ideias, provocar reflexão nos ouvintes, esclarecer dúvidas e trazer informações complementares. É bastante vantajosa por motivar e envolver os espectadores. Já o inconveniente está na probabilidade de se afastar do tema e no desafio de gerenciar opiniões distintas, evitando transformar o evento em uma guerra de conceitos.

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