Mood Explosion: Conheça a nova ferramenta de gamificação da Dynargie

Dentro desse cenário de novas tendências, uma vem chamando a atenção do mercado: a gamificação. Acompanhar essa evolução é fundamental e a Dynargie procura estar sempre alinhada as tendências do mercado.

Inserir a gamificação nos treinamentos não significa abandonar os outros métodos e, sim, incorporar e agregar essas técnicas para ampliar os resultados das formações.

O futuro está cada vez mais tecnológico. Em um mundo no qual todos estão com sua atenção voltada para uma tela, a nova aposta que as empresas estão fazendo são os treinamentos com games – um método eficaz, utilizado para desenvolver pessoas, antes ou após programas de formações.

O uso dessa ferramenta já se mostrou efetivo, uma vez que melhora o desenvolvimento das pessoas, colabora com o aumento das competências, ajuda na elaboração do pensamento crítico e analisa o comportamento diante de um problema exposto. A necessidade que está como pano de fundo é o engajamento dos participantes durante o processo educativo.

Por outro lado, as demandas crescentes das gerações mais jovens e a característica da Dynargie de sempre acompanhar a evolução tecnológica no campo do treinamento de soft skills, fortalecem ainda mais o uso da gamificação como ferramenta fundamental para aumentar o engajamento dos treinandos.

Conheça algumas vantagens que a gamificação nos treinamentos, trazem para os participantes.

Todos os jogos despertam certos comportamentos e atitudes dos participantes, especialmente para atingirem o objetivo proposto pela dinâmica. Alguns games incentivam a colaboração entre os jogadores para juntos, alcançarem a meta. Já outros se utilizam da competição para estimular as pessoas a obterem resultados cada vez melhores e, assim, receber alguma recompensa.

Também considerando a sensação de progressão, e preciso feedback imediato. Para que o participante avance nas atividades é importante que ele conheça seus acertos e erros, que ele saiba quais pontos devem ser melhorados em suas ações para conquistar o objetivo da dinâmica.

  • Aumenta o compromisso do treinando

A gamificação ajuda o participante sair do trivial, e através de atividades lúdicas, comuns nos jogos e nas ações que envolvem o desenvolvimento dos colaboradores, aumenta o engajamento e o sentimento de pertencimento à empresa, bem como é uma ótima forma de reforçar esses diferenciais da empresa.

Com isso, a empresa conta com colaboradores cada vez mais comprometidos, tanto com a empresa quanto com o seu crescimento, e com sentimento de pertencimento cada vez mais forte.

  • Estimula a competição

Uma boa parte dos jogos usa a competição como um fator de motivação. Quem nunca desafiou um conhecido em algum tipo de game, ficando decepcionado com a derrota ou alegre quando se obtém a vitória? Este fato faz parte da humanidade, seja considerando a vida de um indivíduo ou a história antiga das sociedades. Competir faz parte da natureza humana, então por que não usar este impulso para realizar tarefas benéficas? Com a gamificação é possível usar este instinto de desafio para alcançar um objetivo que traga resultados positivos e concretos, mantém o engajamento do aprendizado autodirigido.

  • Aumenta a retenção

Os participantes aproveitam o melhor que a ferramenta oferece para aprender e treinar conhecimentos, pois, a dinâmica do jogo simula situações que as pessoas têm em seu dia a dia, desafiando a tomar decisões e aprender com os erros, aumentando sua retenção dos ensinamentos.

 LANÇAMENTO DO NOVO MOOD EXPLOSION DA DYNRGIE

A Dynargie sempre esteve atenta a esses movimentos e a tecnologia faz parte de nosso escopo de trabalho. Em 2017, muito antes da pandemia, iniciamos o desenvolvimento de nossa plataforma digital exclusiva, a D Platform. Em 2019, antes da pandemia, ela já estava sendo utilizada no mundo inteiro.

Em 2010 lançamos o Mood Explosion, um game de simulação de gestão, ainda em papel. Em 2013 lançamos o Mood Explosion digital, via web. Durante 2021/2022, investimos no desenvolvimento do novo Mood Explosion, agora em uma plataforma digital de gamificação, com situações atuais do mundo do trabalho híbrido, totalmente reformulado e inovador, que projeta a realidade da empresa e em particular, o cotidiano do gestor. Um simulador integra as diferentes variáveis de gestão de pessoas e cada uma de suas ações, e estas terão impacto próximo à realidade nos diferentes indicadores de desempenho da gestão. É uma ferramenta que gera aos participantes a oportunidade de aplicar o que aprendeu, testar seu impacto em diferentes indicadores e ajustar sua abordagem de acordo com o perfil de cada membro da equipe.

Afinal, o mais importante é oferecer mais dinamismo nos treinamentos, para fazer com que os gestores realmente queiram participar. Trata-se de uma estratégia para quem busca a adesão e aprendizado.

CONTE COM O APOIO DA DYNARGIE PARA MUDAR!

Nos programas de formação Dynargie, usamos diversas ferramentas de tecnologia para apoiar nossa metodologia, projetando a realidade da empresa e o cotidiano do gestor, engajando os participantes durante o processo educativo, facilitando o aprendizado e potencializando seus resultados.

Atuamos no human side of business com o propósito de transformar comportamentos e impactar resultados. Nossas soluções estão em linha com as necessidades atuais de formação e desenvolvimento e fazem parte de nosso DNA. Em nossos programas, antes das técnicas, abordamos a importância da mentalidade adequada para lidar com esse novo contexto de mundo.

Conheça mais a nosso respeito no site www.dynargie.com.br, no Blog www.blog.dynargie.com.br e siga-nos no Linkedin dynargie-brasil e no Instagram

 

Comentário

Deixe um comentário

dezesseis − cinco =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes