Saiba como expor as suas ideias

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Saber expressar claramente sua opinião ou seu projeto é fundamental para ser bem-sucedido

 Você já teve a sensação e até a certeza de que o seu interlocutor entendeu uma coisa diferente do que disse, ou o oposto do que quis dizer ou então, absolutamente nada? Pois é, falhas na comunicação acontecem e nem sempre a culpa é da ligação ruim ou do barulho no local. O pior é que, no mundo corporativo, a compreensão incorreta pode acarretar em desavenças entre colegas, criar obstáculos às vezes inexistentes e interferir na aprovação de um projeto que tinha tudo para dar certo.

 Profissionais podem ser talentosíssimos, mas, se não souberem expor todo o seu conhecimento durante uma apresentação ou uma entrevista de emprego, podem ruir as chances de aceitação. Daí a grande importância de dominar as formas de expressão e a arte de falar em público – mesmo que sua plateia seja a sua equipe ou apenas o seu cliente.

 Pode ser durante um diálogo, reunião ou diante de centenas de pessoas em uma palestra: aposte no desenvolvimento da oralidade para se sair bem. A seguir, veja algumas dicas que podem contribuir para transmitir de forma eficaz aquilo que você tem para expor.

 Primeiro contato

Dar o primeiro passo é sempre mais difícil. No entanto, lembre-se que depois que as primeiras sílabas começarem a sair, a energia e a coragem se sobrepõem ao medo. Antes de começar, especialmente se você for o palestrante, tente sanar qualquer barulho que possa atrapalhar e assegure-se de que a atenção do auditório é sua para proferir o que planejou. Este primeiro contato pode ser determinante para trazer o interesse dos indivíduos para o assunto em pauta.

 Seja claro

Muitas vezes, o tempo é curto e enrolar pode ser um grande inimigo. Dessa forma, saiba aonde quer chegar com o conteúdo a ser demonstrado. Esse é o maior segredo para sintetizar o discurso e não se perder durante a explanação. E caso isso aconteça, tenha sempre em mente o objetivo a fim de voltar à linha de raciocínio.

 Saber falar é saber ouvir

Principalmente durante reuniões, é fundamental usar todos os sentidos (ouvir, sentir, ver…) na hora de exprimir os seus pensamentos. Perceber o outro e estar aberto ao que ele tem a dizer estabelecerá uma ponte entre você e o(s) interlocutor(es),  norteando você em todo o processo.

 Dicionário comum

As palavras podem não ter o mesmo peso para todos. No entanto, temos um “dicionário comum”. Quanto mais rico ele for, melhor será a recepção e emissão entre as partes. Se possível, conheça o perfil de quem estará do outro lado no intuito de saber se é viável usar termos técnicos ou formas leigas, por exemplo. Use definições e explicações do vocábulo, se necessário.

 Comunicar ou falar?

É possível comunicar-se sem falar, e falar sem se comunicar. Ao passar uma mensagem, todo o comportamento humano pode agregar ou atrapalhar. Isso inclui  tom, gestos, postura, expressão do rosto, atitudes e até a escolha do vocabulário. A linguagem não verbal é responsável por até 70% da comunicação. Por isso, atente-se ao conjunto para uma exposição eficaz.

 

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