Três erros comuns em uma reunião individual

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A reunião do gestor com o seu colaborador tem uma rica troca verbal e não-verbal de informações. Afinal, é uma oportunidade de conseguir respostas, discutir ideias, sentir e ganhar confiança. De quebra, também dá para observar reações, atitudes e temperamentos próprios ou diante de situações específicas. No entanto, muitos gestores cometem erros comuns e não conseguem tirar proveito de toda essa fartura de dados.

Por isso, elencamos alguns deslizes que precisam ser corrigidos, para, então, viabilizar o êxito dessas ocasiões, desenvolvendo todo o potencial dos profissionais e trabalhando o conteúdo necessário para agregar valor à sua gestão.

Hierarquia e autoridade

Existe uma tendência a confundir o exercício da autoridade com o direito à palavra, como se a liberdade em deixar o outro se expressar ameaçasse o poder. Com isso, a pessoa atribui mais peso às próprias palavras e se torna intolerante a qualquer réplica. Na prática, o chefe acaba falando muito mais (isso quando não monopoliza a conversa), e perde a oportunidade de tomar nota sobre como é o seu subordinado, o que ele pensa, as dificuldades enfrentadas ou mesmo, possíveis soluções.

Reflita: é possível que um colaborador que não é ouvido tenha, de fato, vontade de executar uma ordem sua?

Ouvidos aqui e cabeça ali

O gestor está de corpo presente, olhares nos participantes, mas, a cabeça está em qualquer outro lugar. Às vezes, o motivo é, simplesmente, o estresse ou outras preocupações. Para a equipe desse gestor, é apenas mais uma tentativa frustrada de ser ouvida – sem a real intenção do líder de saber o que eles têm a dizer. Independente da razão, a desatenção acaba ofendendo quem está a sua frente.

Reflita: essa é a chance de conhecer um ponto de vista diferente, obter informações relevantes, inclusive, para o seu trabalho. Por que não dar a devida importância a essa ferramenta e aproveitar o ensejo da melhor maneira possível?

Falta de preparo

Por ser uma situação com poucas pessoas envolvidas e, às vezes, até mais rápida, muitos nem se preocupam em preparar uma pauta. A grande questão é que isso pode resultar em outras falhas como: abordar pontos já tratados, deixar o objetivo daquela conjuntura pouco claro, ser mal interpretado, tanto no conteúdo, como na intenção, e prejudicar a expressão da liderança, uma vez que ela pode se “perder” ao falar.

Reflita: encontrar-se individualmente com seu colaborador é um privilegiado momento para ambos  fortalecerem a relação, obter êxito na comunicação, e, por conseguinte, mais produtividade.

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