Você é recomendado pelos seus clientes?

 

Você é recomendado pelos seus clientes?

 

Imagine uma propaganda de um restaurante dizendo que lá é servida “a melhor comida da cidade”. Não necessariamente nos convence a entrar, certo? No entanto, se um amigo nos conta que já esteve naquele local e que o jantar foi delicioso, há muito mais crédito e aumentam as suas chances de visita. Independente do público atendido ser corporativo ou consumidor, uma reflexão útil para todos aborda justamente esse aspecto. Você é recomendado pelos seus clientes?

A recomendação espontânea é capaz de alavancar os negócios e garantir o sucesso empresarial e profissional, mesmo em tempos difíceis. É por essa razão que o objetivo de qualquer vendedor deve ir além da venda, dedicando esforços antes da reunião, durante a negociação e no pós-venda, visando um trabalho bem feito para que a clientela o recomende.

Com isso em mente, o comercial venderá confiança ao seu interlocutor – o que certamente contará pontos a favor na hora da decisão. Quem está do outro lado também sentirá o comportamento de um profissional que deseja empreender uma colaboração frutífera e duradoura, preocupando-se em escutá-lo receptivamente, compreendendo a real necessidade dele e oferecendo o que ele realmente precisa de forma honesta.

Em tempos de mercado competitivo e de muita pressão para fechar negócio, tudo isso pode até soar como perda de tempo. Mas, se pensarmos do contrário, quando o cliente é mal atendido, se depara com um produto sendo empurrado a qualquer custo, não é ouvido ou as suas expectativas não são correspondidas, a empresa e o vendedor saem perdendo. Perdem a confiança do comprador e a sua possível indicação para novos prospects, além de abalar a credibilidade da marca e do próprio profissional que a representa em virtude de uma única experiência ruim – o que, na era das redes sociais, pode se alastrar como fogo em pasto seco.

Ou seja, vale muito mais a pena construir uma relação ganha-ganha e buscar a satisfação do seu cliente, como se estivesse plantando uma semente, que fazer de tudo para assinar o pedido de compras hoje e não ter o que colher amanhã.

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