5 dicas para evitar fofoca no trabalho

Mesmo que a curiosidade tente falar mais alto, é importante lembrar que fofoca no trabalho prejudicam o ambiente de trabalho, a vítima e a sua própria imagem profissional

Por mais que a curiosidade tente falar mais alto, é importante lembrar que fofoca no trabalho prejudica o ambiente de trabalho, a vítima e a sua própria imagem profissional

Seja sobre a vida pessoal de um colaborador, seja a respeito de um casal que se formou no setor, a briga entre colegas, o próximo a ser demitido ou ainda especulações sobre o novo chefe. Assuntos como esses tendem a fazer parte da vida corporativa e até parecem inócuos. No entanto, tais boatos prejudicam o ambiente de trabalho, abalando a imagem de quem faz, de quem ouve e dos envolvidos nessas histórias, intoxicando toda atmosfera. Assim, o melhor é saber como evitar as fofocas na empresa.

Não ouça

É impossível controlar todas as pessoas; porém, conseguimos dominar a nós mesmos. Por isso, a melhor saída é controlar a curiosidade quando alguém vier lhe contar alguma fofoca no trabalho. Sorria e saia gentilmente pela tangente, dizendo que está ocupado. O desconhecimento irá impedi-lo de passar o conteúdo para frente.

Não passe adiante

O comentário que correu pelos corredores inevitavelmente chegou aos seus ouvidos? Tenha em mente que você deve fazer de tudo agora para não se envolver ainda mais. Quebre a corrente. Não passe para frente o que ouviu e procure se esquivar de perguntas, se alguém quiser saber.

Líderes devem alertar os colaboradores

Uma boa dica para gestores é conversar com sua equipe ou fazer acordos formais, pedindo para que não participem de boatos e os interrompam quando ocorrerem, além de alertar o indivíduo que foi afetado. Esse comportamento prejudica tanto a pessoa em pauta, como também aquelas que produzem e reproduzem, ganhando má fama e podendo, assim, arruinar a sua própria carreira.

Mantenha o equilíbrio

Pressão e insatisfação deixam pessoas amarguradas e mais propensas a reclamar e a querer falar sobre a vida alheia. Dessa forma, para que você não seja o difusor dos mexericos, busque equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, além de tentar melhorar a sua satisfação dentro da corporação.

Pense duas vezes antes de dizer

Antes de opinar, comentar, responder, contar algo, pense duas, três, várias vezes. Isso vale para todos os momentos, não só no trabalho. Às vezes, o conteúdo pode ser mal interpretado, uma reclamação se tornar um prato cheio para intrigas ou uma informação desnecessária acabar ganhando outra conotação. O ideal é buscar transformar o assunto em algo positivo ou tentar resolvê-lo. Por exemplo, ao invés de reclamar que é uma perda de tempo ter que sempre notificar o setor de finanças, que tal sugerir uma alternativa para sanar o incômodo?

Comentário

Deixe um comentário

12 − onze =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes