6 dicas para construir um ambiente de trabalho mais colaborativo

Conheça dicas para construir um ambiente de trabalho mais colaborativo

Pequenas atitudes podem deixar o clima mais ameno e aumentar a produtividade de toda a equipe

É um consenso geral: todos preferem (e querem) trabalhar em um local agradável. Dificilmente, se houvesse uma pesquisa, encontraríamos alguém que se opusesse a isso, não é mesmo? Partindo desta ideia e sabendo que os profissionais que gostam do trabalho (empresa, ocupação, tarefas…) são mais felizes e produtivos, por que não construir um ambiente mais agradável? E não é preciso muito para que cada um faça a sua parte para melhorar o clima da corporação. Confira as nossas dicas para construir um ambiente de trabalho mais colaborativo.

Sorria

Pessoas com a “cara fechada” transmitem um ar de raiva, negatividade e rejeição para os colegas. Já um sorriso sincero demonstra abertura, acolhimento, simpatia. A energia é muito mais positiva e capaz de desarmar qualquer mau humor, deixando o local mais cortês. Então, sorria!

Seja prestativo; ajude a equipe

Pessoas sempre dispostas a ajudar aumentam o potencial dos colegas em ensinar e aprender com os outros, além de contribuir com a integração do conjunto e deixar o clima mais colaborativo, aconchegante e amigável. Por isso, ofereça ajuda e peça quando precisar.

Evite fofocas

Fofocas intoxicam o ambiente de trabalho, prejudicando quem produz e quem reproduz o boato, além das pessoas envolvidas na história. No final, carreiras podem ser arruinadas. Então, o melhor mesmo é não ouvir e não passar adiante para que a atmosfera continue harmoniosa.

Elogie mais

Elogiar e ressaltar as qualidades das pessoas aumenta (e muito) a confiança deles – ainda mais quando são os responsáveis por uma tarefa bem-sucedida. Além disso, um elogio melhora o humor e o astral, tanto de quem recebe, como de quem oferta. O bem-estar é geral.

Pequenas pausas

Permitir uma pequena pausa para um café ou para “esticar as pernas” é capaz de aliviar a tensão, refrescar a mente, aumentar a criatividade e melhorar a qualidade das resoluções. Mas, é preciso que todos tenham bom senso e respeitem o tempo utilizado para isso, obviamente.

Celebre as vitórias e conquistas

Celebrar as vitórias é uma forma de motivar, recompensar e reconhecer todo o esforço. A maioria dos escritórios já oferece bônus, promoções, participação nos lucros e afins. No entanto, incluir também um encontro para comemorar traz alegria e une as pessoas. Um happy hour, um almoço, uma minifestinha na sala de reuniões ou um abraço coletivo, tudo é válido para ressaltar a conquista – seja individual, seja coletiva.

Comentário

Deixe um comentário

treze − 4 =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes