Colegas de trabalho difíceis de lidar: o que fazer?

Colegas de trabalho difíceis de lidar

Colegas de trabalho difíceis de lidar estão por toda parte, é verdade. Então, fique tranquilo, você não é o único a ter que conviver ou aturar pessoas que te desagradam. Em qualquer empresa ou setor, é intrínseca a pluralidade de personalidades – que aliás, é bastante benéfica aos negócios. Ou seja, não há como fugir de um chefe, um subordinado ou um par de convivência complicada.

Colegas de trabalho difíceis de lidar: o desafio

Trabalhar com colegas de trabalho difíceis de lidar torna o cotidiano verdadeiramente penoso. Isso porque alguns tipos de pessoas podem acabar com a sua voz e expressão. Não sabem escutar receptivamente ou são donos da verdade e não aceitam ideias alheias. Já os fofoqueiros de plantão podem atrasar o serviço, causar discórdias e falta de confiança na equipe. São consideradas pessoas chatas e mesmo que você não queira saber da “última novidade”, parece impossível fugir deles. Além de atrapalhar a produtividade, essa chatice pode ainda prejudicar a sua reputação.

Há também colegas de trabalho difíceis de lidar porque propagam atitudes negativas. Uns reclamam de tudo e de todos, acham que nada está bom o suficiente. E isso pode ser bastante desgastante, afetando a segurança e a autoestima de quem convive com eles. Tem também aqueles que acabam com a harmonia da equipe e os que parecem perseguir você. Não é preciso nem dizer que isso acaba com o dia de qualquer pessoa.

São inúmeros os tipos de personalidade capazes de fazer do trabalho um inferno. O pior é que por causa disso, podem surgir outras consequências como estresse, falta de motivação, cansaço, entre outras.

Colegas de trabalho difíceis de lidar: demissão é uma solução?

Diante de colegas de trabalho difíceis de lidar, sabemos muito bem que esse nível de insatisfação pode levar muitas pessoas a pedirem demissão. Um estudo sobre o que levou as pessoas a pedirem as contas em 2017 apontou que colegas problemáticos estão no topo das motivações da categoria ambiente de trabalho.

A questão é que sair da empresa não é a única opção para lidar com colegas de trabalho difíceis. Também não quer dizer que seja a melhor escolha. Para quem toma esse rumo, o caminho pode ser tão obscuro quanto continuar onde está. Afinal, não há garantias que no outro escritório você não vá cruzar com alguém até pior. Engana-se quem pensa que mudar de empresa ou de área possa resolver a questão como um passe de mágica. É preciso dizer que, infelizmente, nem sempre essa magia funciona bem.

Ou seja, antes de encarar a demissão como opção, é preciso lembrar que colegas de trabalho difíceis de lidar podem estar em qualquer lugar. E que é quase inevitável se deparar com pessoas que te desagradem, pensem diferente ou tenham características mais complexas. Tomar consciência dessa realidade é importantíssimo para acertar nas decisões e enxergar alternativas.

Colegas de trabalho difíceis de lidar: o que fazer?

Por mais difícil que seja a relação com colegas de trabalho difíceis de lidar, pedir demissão não é uma opção que pode ser considerada pela maioria das pessoas. Eis que vem a pergunta: então o que fazer? Bom, a resposta é mais simples do que se pensa – o jeito é encontrar uma forma de entrar em harmonia com tais personalidades.

Por que aprender a conviver com colegas de trabalho difíceis?

Se em qualquer empresa estamos sujeitos a lidar com colegas de trabalho difíceis, aprender a conviver com eles se torna uma habilidade imprescindível em qualquer companhia. Aprendizado esse que será útil não só na vida profissional, como também, na vida pessoal.

Mas é claro que a despeito da imensa importância de desenvolver essa aptidão (praticamente óbvia), muitas pessoas torcem o nariz e argumentam que já fizeram de tudo. Será? Jogar a toalha não é solucionar o problema, tampouco ignorar a questão signifique capacidade de conviver pacificamente com alguns tipos de pessoas. Nutrir raiva ou deixar o orgulho falar mais alto só pioram a situação. Você se estressa, e parece que falta energia para tentar contornar o conflito.

Então, que tal se esforçar um pouco mais enquanto é possível manter o controle emocional? Assim, é possível ter ainda alguma objetividade para respirar fundo e agir sem deixar que aquela chateação te afete.

Como lidar com colegas de trabalho difíceis?

Se você estiver convencido de que é preciso fazer a sua parte para conviver com colegas de trabalho difíceis de lidar, é hora de colocar a mão na massa. Separamos um passo a passo para começar a desenvolver a habilidade de lidar com esse tipo de pessoa, e sobretudo, evitar que isso te traga consequências negativas no dia a dia.

Seja autocrítico

O primeiro passo é se questionar. Descobrir as razões que fazem aquele colega de trabalho difícil te aborrecer tanto. Por que é tão árdua a convivência? Quando começou? Vocês sempre tiveram essas faíscas no relacionamento? Fazer essas perguntas a si mesmo pode começar a dar uma luz a respeito do que fazer. Às vezes, descobrimos que o problema não está no outro e sim, em nós mesmos. Ou que, na verdade, estamos exagerando um pouco por estarmos atarefados ou estressados com algum prazo curto. Por essa razão, a autoanálise é tão importante para elucidar os fatos.

Mude a sua mentalidade

É fundamental mudar a sua mentalidade diante de colegas de trabalho difíceis de lidar. Ao invés de se contaminar e reclamar pelos cantos, convença a si mesmo de que isso deve acabar. Então, configure o seu mindset para se tornar um pacificador e fazer as pazes com a outra pessoa. Lembre-se do quanto você batalhou para chegar até aqui e de como seu dia a dia pode melhorar se esse conflito cessar. É hora de estar aberto, mudar suas ações, escutar receptivamente, e encontrar um ponto de equilíbrio entre as partes.

Tome atitudes

Quando tomamos consciência do que nos aborrece verdadeiramente fica mais fácil encontrar uma solução. É aí que entram as nossas atitudes com o colega difícil de lidar. Se descobrir que talvez você esteja em um mau momento e isso fez o relacionamento mais difícil, peça desculpas. Ou se o que te aborrece é uma ação feita pelo outro, tente pensar em algo que possa contornar. Uma conversa franca e amigável pode ser um caminho. Em outros casos, responder com atitudes positivas diante daquilo que te desagrada pode desarmar quem te ataca.

Comentário

Deixe um comentário

um × 1 =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes