Como buscar o autoconhecimento?

Como buscar o autoconhecimento?

Não basta apenas saber o que queremos ser amanhã; também é preciso ter consciência de quem somos hoje

Como buscar o autoconhecimento? Muitos profissionais almejam a ascensão e o crescimento na carreira, miram em cargos de liderança e simplesmente vão atrás. Entretanto, alguns se esquecem que não há um verdadeiro progresso sem uma análise lúcida da situação ou daquilo que desejamos aperfeiçoar. Afinal, partimos de quem somos hoje para sermos o que queremos no futuro.

Se o objetivo, por exemplo, for falar melhor em público, é necessário saber como o fazemos no momento presente e perceber o nosso porte, estilo de oratória, gestos e expressões. Se desejamos ser mais eficazes, é preciso, igualmente, conhecer muito bem nossos hábitos, a forma como agimos e reagimos e como realizamos as tarefas. A partir daí, temos a noção do que é possível reparar e aprimorar e o que devemos fazer para nos aprimorarmos de verdade.

A tomada de consciência da conjuntura atual ajuda a compreender de maneira mais inteligente e eficiente o que queremos aperfeiçoar em nós mesmos e a alcançarmos o nosso próprio equilíbrio. Ou seja, não basta nos apegarmos somente em adquirir conhecimentos técnicos, realizar cursos ou pós-graduações e acumular experiências. É importante também listar pontos fortes e pontos fracos, as conquistas e as derrotas, falhas e acertos e o porquê de cada uma delas – e em seguida, compreender e avaliar os próximos passos.

Durante entrevistas e dinâmicas de grupo, fica claro que muitos possuem objetivos concretos e que estão indo atrás deles. Mas são poucos os detentores do autoconhecimento, que utilizam a si mesmos como ferramenta de crescimento e realização de sua própria meta. São bons profissionais, que assumem grandes responsabilidades, mas que podem colocar à prova sua própria competência por não saberem lidar com eles mesmos – não raro, porque negligenciam o lado pessoal e dedicam-se unicamente ao profissional.

Não é à toa que os perfis de alta performance e os dotados de inteligência emocional ganham destaque em qualquer posição e fazem brilhar os olhos do RH. Eles possuem plena ciência de seus pontos fortes e fracos, são capazes de admitir erros e acertos, o que precisam melhorar ou mudar e o fazem, pois buscam verdadeiramente o seu desenvolvimento. Por isso, se destacam no mercado e quase sem querer ganham um diferencial nessa era em que tudo se transforma com grande rapidez: a capacidade de se adaptar e saber se adaptar.

O autoconhecimento é um caminho difícil, porém triunfante. Agora, cabe a você decidir como utilizar a si mesmo para conquistar suas próprias realizações.

Comentário

Deixe um comentário

quinze − seis =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes