O futuro do trabalho humano: o que esperar?

O futuro do trabalho humano nunca foi tão intrigante.

O futuro do trabalho humano nunca foi tão intrigante. Com os avanços da tecnologia, uma série de mudanças vem transformando o mercado de trabalho. As máquinas já substituíram inúmeros trabalhadores e extinguiram diversas profissões. Na mesma via, a era digital também vem criando carreiras e exigindo outras qualificações. Entre modernidades e evoluções, estamos todos participando da chamada quarta revolução industrial e enfrentando os desafios desse momento histórico.

O futuro do trabalho humano: as revoluções industriais

Para compreender os novos tempos e descobrir o futuro do trabalho humano é preciso olhar para o passado. É hora de lembrar das aulas de história e dos fatos que marcaram épocas. No século XVIII, as máquinas a vapor trouxeram a primeira revolução industrial. Essa mecânica possibilitou a expansão da metalurgia, substituindo o trabalho antes realizado artesanalmente. 

A segunda revolução industrial

Cerca de 100 anos depois, surgia a segunda revolução industrial. A energia elétrica carimbava o século XIX. Dali, vieram as produções em larga escala e os progressos na comunicação, do telégrafo ao telefone. A mão de obra começava a ganhar qualificação, pontuando um dos caminhos para o futuro do trabalho humano.

As revoluções seguintes

O desenvolvimento e as mudanças continuaram. Na década de 1960, era a vez da revolução digital, com o desenvolvimento do computador. Outro marco importante foi o nascimento da internet, que transformaria o trabalho humano. Dali, a transição foi rápida até chegarmos aos dias atuais. Hoje, estamos a bordo da quarta revolução industrial. A era da comunicação, da tecnologia, da nanotecnologia, da inteligência artificial e dos robôs.

A evolução surpreende e coloca em xeque o futuro do trabalho humano. De acordo com a pesquisa Tecnologias Digitais, Habilidades Ocupacionais e Emprego Formal no Brasil, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os avanços em si e a velocidade de todo esse desenvolvimento prometem causar grandes transformações. Se nos momentos históricos anteriores, os trabalhadores com atividades rotineiras eram os mais afetados, agora, a modernidade possibilita a automação até de atividades especializadas.

O futuro do trabalho humano: as transformações

O futuro do trabalho humano tem ganhado outros rumos com as transformações dos tempos atuais. Fato: a tecnologia chegou para ficar. Prova disso é que a modernidade vem mudando o nosso jeito de trabalhar. Vivemos uma rotina bem diferente das gerações anteriores. Mais do que trocar a máquina de escrever por um computador, utilizamos novos processos e novos modelos de negócios.

O mundo corporativo tem se questionado sobre suas formas de atuação e se abriu às inevitáveis mudanças. Soma-se a esse cenário a entrada das novas gerações, que clamam por inovação e modernização. Tudo isso tem impulsionado um universo ainda em construção para o futuro do trabalho humano.

A transformação digital no futuro do trabalho humano

A transformação digital influencia diretamente o futuro do trabalho humano. Os avanços tecnológicos têm impactado tanto na atuação como nos padrões de atividade e produção. Muitos nem se deram conta de toda essa evolução e por quantas mudanças estamos passando. Se pararmos para pensar, conseguimos enxergar que existem inúmeras ações que agora fazemos corriqueiramente, mas que 5 ou 10 anos atrás eram completamente impensáveis.

Quer um exemplo? Os aplicativos já invadiram os celulares de milhares de colaboradores aqui e mundo afora. Mesmo com um computador à sua frente, esses profissionais estão trabalhando a partir de seus smartphones em uma plataforma da quarta revolução industrial.

Profissões extintas, novas carreiras e o futuro do trabalho humano

Ao longo das últimas décadas, inúmeras profissões foram extintas e até substituídas por máquinas. Em diversos setores, milhares de trabalhadores foram obrigados a procurar novas ocupações. A boa notícia é que o mundo laboral tem se reinventado diante dessa modernidade. Ao mesmo tempo em que algumas posições são forçosamente encerradas, também são naturalmente iniciadas outras carreiras. A atualidade tecnológica acarretou ainda o surgimento de diferentes especialidades, formas de trabalho e modelos de negócios.

O futuro do trabalho humano: os robôs substituirão as pessoas?

A influência digital no futuro do trabalho humano e o quanto isso transforma o cotidiano daqui para frente está muito claro. Mas o assunto ainda soa obscuro diante da quarta revolução industrial. Isso porque nunca as evoluções estiveram tão dinâmicas e velozes como hoje. Basta ver que em casa, no escritório, nas cidades e nos campos, a tecnologia se mostra cada vez mais presente e essencial.

Sim ou não?

Nesse cenário, a pergunta que não quer calar é: será que os robôs vão substituir as pessoas? De acordo com a pesquisa realizada pelo Ipea, a resposta é sim e não. Sim, no sentido de que os avanços tecnológicos se intensificaram tanto a ponto de promover mudanças muito maiores no futuro do trabalho do que no passado. A previsão é que a quarta revolução industrial impacte expressivamente a mão de obra. Conforme explicado no início, com o incremento da nanotecnologia, biotecnologia, inteligência artificial etc., a modernidade possibilita a automação até de atividades especializadas.

Já o “não” se deve a algumas virtudes exclusivas dos humanos que as máquinas ainda irão demorar para superar. Os pesquisadores revelaram que “habilidades cognitivas, como as que envolvem raciocínio e domínio de linguagens, habilidades interpessoais, como o cuidado e o contato humano, habilidades gerenciais e habilidades ligadas às ciências, tanto as da natureza como as sociais ou aplicadas, terão maior importância no futuro”.

O futuro do trabalho humano: o potencial das pessoas

A transformação digital nas organizações gera insegurança para o futuro do trabalho humano. Esse medo e as resistências à mudança são reações normais e até aceitáveis, já que estamos em uma revolução em pleno curso. O que conforta neste momento é lembrar que quem criou as máquinas foi o potencial humano. Quem gerencia, administra e controla todos esses robôs (ainda) é o potencial humano. Portanto, existe um longo caminho a ser trilhado sem precisar temer.

A resposta está justamente no lado humano

Por mais que a inteligência artificial esteja tirando profissionais do mercado, muitos desses serviços são manuais, mecânicos ou repetitivos. Isso significa que a tendência é que o futuro do trabalho esteja justamente nas características humanas. O lado humano dos negócios não foi alcançado pela tecnologia. Especialistas acreditam que os colaboradores poderão garantir empregos na atuação em planos estratégicos, criativos e desafiadores.

É preciso destacar ainda que o futuro do trabalho humano também vai depender do esforço individual. O desenvolvimento, através de estudos e treinamentos, será cada vez mais primordial. Por mais que algumas profissões sejam extintas, as empresas continuarão sendo feitas de pessoas para pessoas. Pelo menos, pelos próximos anos.

Comentário

Deixe um comentário

8 − três =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes