Como liderar as novas gerações

Vivemos em uma sociedade dinâmica que passa por mudanças constantes. Compreender as necessidades e comportamentos dos novos profissionais, que fazem parte da variedade de gerações, que dividem espaço no mundo corporativo é desafiador. Há muitas dúvidas sobre as diferentes caraterísticas desses profissionais. Os Líderes precisam investir tempo no fortalecimento de ações que reforcem atitudes de respeito, paciência, empatia e harmonia entre todos. A convivência de pessoas com grandes diferenças de idade e de pensamento pode ser turbulenta. Os profissionais mais jovens são ligados às ideias inovadoras e tendências, são cheios de criatividades e se interessam em novas formas de desenvolverem suas habilidades e competências, para atingirem um lugar de destaque no mercado. Liderar esse novo perfil de colaboradores é vital para as empresas, para alinhar a equipe a alcançar seus objetivos, metas e um melhor posicionamento.

Ao lidar com as novas gerações no ambiente corporativo, é importante promover um trabalho colaborativo, centrado no propósito, no desenvolvimento, e ter em mente as características e necessidades específicas. Estar aberto, adaptando a abordagem de acordo com cada pessoa da equipe.

Liderar as novas gerações requer uma mentalidade aberta, flexível, adaptável, exercitando a escuta e a empatia, para que haja uma aproximação natural onde seja possível identificar o que precisa mudar, para melhorar o engajamento e o cumprimento dos prazos. O líder deve agir e fazer agir! 

Desenvolver um ambiente que valorize e atenda às necessidades das novas gerações pode ajudar a atrair, reter e formar talentos na empresa.

Como tratar as novas gerações de forma eficaz?

Liderar as novas gerações requer uma abordagem atualizada e adaptada às características e necessidades dessas gerações que estão em constante evolução. Aqui estão algumas orientações gerais para liderar as novas gerações:

  1. Desenvolva habilidades de comunicação: As novas gerações valorizam a comunicação transparente e aberta. Invista em desenvolver habilidades de comunicação eficazes, seja ouvindo ativamente, dando feedback construtivo ou transmitindo claramente suas expectativas e visões.
  2. Esteja aberto à colaboração: As novas gerações tendem a valorizar a colaboração e o trabalho em equipe. Crie um ambiente que encoraje a colaboração, estimule a participação ativa e valorize as contribuições individuais.
  3. Promova um propósito significativo: As novas gerações estão mais propensas a se engajar em um trabalho que tenha um propósito significativo e que seja coerente com seus valores pessoais. Mostre como as tarefas e projetos se relacionam com um objetivo maior e destaque a importância do trabalho que estão realizando.
  4. Ofereça oportunidades de crescimento e desenvolvimento: As novas gerações têm sede de aprendizado e desenvolvimento profissional. Ofereça oportunidades de crescimento, como treinamentos, mentorias e projetos desafiadores. Mostre interesse no desenvolvimento individual de cada membro de sua equipe.
  5. Adote a tecnologia: As novas gerações cresceram em um mundo digital e estão acostumadas com a tecnologia. Utilize ferramentas tecnológicas para melhorar a eficiência e a comunicação dentro da equipe. Esteja aberto a explorar novas soluções e adaptando-se às mudanças tecnológicas.
  6. Pratique a liderança personalizada: reconheça que cada indivíduo é único e pode responder de maneira diferente a diferentes estilos de liderança. Adote uma abordagem de liderança personalizada, adaptando seu estilo de liderança às características individuais, motivação e competência de cada membro da equipe, em cada tarefa a ser realizada.
  7. Incentivo à autonomia: As novas gerações geralmente valorizam a autonomia e a liberdade para tomar decisões. Dê a eles espaço para assumir responsabilidades, tomar decisões e contribuir com suas ideias. Estabeleça metas claras e permita que eles encontrem suas próprias maneiras de alcançá-las.
  8. Seja um mentor e um coach: As novas gerações valorizam líderes que estejam dispostos a orientar, aconselhar e apoiar seu crescimento. Esteja disponível como mentor e treinador, oferecendo feedback construtivo, compartilhando experiências e auxiliando no desenvolvimento de habilidades.

Como a Dynargie pode apoiar na liderança das novas gerações

A Dynargie é uma consultoria internacional com 41 anos, que trabalha o lado humano dos negócios. Transformamos comportamentos, criamos ambientes com uso sustentável de energia para impactar positivamente os resultados, através de uma metodologia exclusiva, simples, prática e consistente. Desenvolvemos soft skills em todos os níveis das organizações, com consultoria quando o cliente precisa criar novos caminhos e com formação e coaching quando o cliente precisa desenvolver pessoas.

Nos programas de formação Dynargie, refletimos com os participantes, em uma troca otimizada de conhecimento e experiências, sobre a melhor forma de gerir pessoas de diversas gerações. Ao final de cada treinamento, o participante “leva para casa” o resultado de um amplo debate e um conjunto de ferramentas práticas, simples e consistentes para gerir sua equipe nesse contexto tão desafiador.

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