Cornerstones: Times ganham campeonatos

Há inúmeras definições de time, sem dúvida a de Michael Jordan é uma das mais emblemáticas: “Talentos vencem jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”. Quando olhamos para o mundo dos esportes, essa definição soa à perfeição. Não há equipe campeã que não tenha jogado como um time coeso, sólido, fortalecido por crenças inabaláveis, principalmente em momentos de maior desafio. São seus cornerstones!

E o que são Cornerstones?

O termo, em inglês, significa pedra angular e se refere à pedra colocada no canto de paredes e muros de construções antigas, para que a alvenaria, ou os tijolos, trabalhem em conjunto, conferindo-lhes maior solidez.

No contexto do trabalho de um time, seja ele no esporte ou em qualquer outro setor de atuação, são os ingredientes que ajudam um grupo de pessoas a trabalhar em equipe, conferindo-lhe solidez, principalmente em momentos de crise.

É possível “criar” Cornerstones para que um grupo de pessoa se torne um time? Sim! Desde que isso emerja de dentro para fora do grupo, que seja definido, aceito e acolhido por seus membros, o processo de definição dos Cornerstones que transformaram um grupo de pessoas num time coeso, que atua juntos e se fortalece a cada revés, pode ser “criado”.

Como “criar” os Cornerstones?

Amparada na crença de que resultado é sempre fruto de um esforço coletivo e ancorada nos princípios de simplicidade e praticidade de sua metodologia, a Dynargie desenvolveu um método de facilitação que permite a um grupo de pessoas, que se reúne (ou já trabalha juntos) e compartilham de um objetivo comum, encontrar sua identidade e propósito e, a partir daí, definir que ingredientes os ajudarão atuar como um time coeso e sólido, ampliando passo a passo essa solidez, até que mesmo os impactos mais intensos não sejam capazes de abalar sua construção: os Cornerstones.

O método engloba uma jornada de seis ciclos curtos (no máximo duas horas), que ocorrem ao longo de período determinado e ajudam, consistentemente, transformar um grupo de pessoas em um time, com engajamento e colaboração. Os ciclos conseguem rastrear os dados da empresa e ajudar a formar o time, são eles:

  1. PONTO DE PARTIDA, encontro no qual se discute a identidade aspiracional do time, seu propósito, que é algo além de objetivos a serem alcançados
  2. WORKSHOP CORNERSTONES, definidos os significados dos Cornerstornes, porque cada time tem visões diferentes em relação a conceitos (teoricamente) comuns
  3. SESSÕES DE DESENVOLVIMENTO DO TIME, dois encontros nos quais são debatidos os resultados das avaliações feitas pelo próprio time, considerando quão alinhados estão em relação às suas percepções
  4. COMPROMISSO INDIVIDUAL, aqui cada participante da equipe analisa individualmente onde cada membro do time contribui mais para seu desenvolvimento enquanto equipe e onde deve colocar energia para o desenvolvimento
  5. COMPROMISSO DO TIME, nesse último encontro o time já encontrou seu estado ideal de desenvolvimento e busca, a partir de um plano de ação coletivo, ações de manutenção e fortalecimento desses Cornerstones.

 

Como a Dynargie pode ajudá-lo identificar os Cornerstones?

A Dynargie é uma consultoria internacional com 41 anos, que trabalha o lado humano dos negócios. Transformamos comportamentos, criamos ambientes com uso sustentável de energia para impactar positivamente os resultados, através de uma metodologia exclusiva, simples, prática e consistente. Desenvolvemos soft skills em todos os níveis das organizações, com consultoria quando o cliente precisa criar caminhos e com formação e coaching quando o cliente precisa desenvolver pessoas.

No método de facilitação Cornerstones a Dynargie atua para ajudar os membros do time na busca pelo consenso em relação a percepção dos Cornerstones, depois, como o time pode atuar para fortalecê-los.

Conheça mais a nosso respeito no site www.dynargie.com.br, no Blog www.blog.dynargie.com.br e siga-nos no Linkedin , no Facebook, no Instagram, e no Twitter.

 

Comentário

Deixe um comentário

dezoito + 3 =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes