Empresa humanizada é pensar além dos lucros e metas financeiras

Uma empresa humanizada coloca os valores humanos no centro de suas decisões e ações. Isso significa que a empresa valoriza e investe nas necessidades e bem-estar dos seus colaboradores, clientes e comunidade, além dos lucros e metas financeiras.

Essas empresas criam um ambiente laboral positivo e colaborativo, onde os colaboradores se sentem valorizados e apoiados. Isso pode incluir práticas de liderança transparente, comunicação aberta, oportunidades de desenvolvimento profissional e uma cultura que promove a diversidade, a inclusão e a equidade. O objetivo das empresas humanizadas é melhorar a satisfação e o bem-estar dos seus colaboradores, o que por sua vez, pode melhorar a produtividade e o desempenho da empresa.

Não existe receita de bolo para humanizar uma gestão, mas algumas características são recorrentes em organizações que inspiram quando o assunto é empresa humanizada.

O colaborador deve sentir que suas necessidades foram atendidas dentro de uma empresa humanizada. Quando conceituamos uma empresa neste modelo, precisamos ter em mente alguns dos principais itens que a compõem. Dentro deste conceito, os principais pontos que se destacam, e, que toda empresa focada em uma gestão consciente e humanizada, deve estar atenta são:

 

  • Propósito: ter claro valores organizacionais porque são eles que norteiam a estratégia de comunicação e de gestão de pessoas. Deve ser claro e significativo para que todos entendam o seu papel e a sua importância na gestão daquele negócio. As empresas humanizadas estabelecem um propósito que vai além do lucro, que esteja alinhado com os valores e crenças da empresa e com a necessidade de impacto social e ambiental.
  • Orientação: se concentrar em orientar suas ações e decisões com base em valores éticos e morais, e não somente em metas financeiras. Isso ajuda a garantir que a empresa esteja agindo de forma responsável e sustentável.
  • Liderança consciente: seus líderes devem manter uma abordagem centrada no ser humano, se esforçam para desenvolver sua autoconsciência e compaixão, e para liderar de forma colaborativa e inclusiva. As empresas humanizadas buscam líderes que sejam exemplos de ética, integridade e empatia. A gestão da empresa precisa estar atenta à formação dos líderes, buscando trabalhar na formação destes, capacitando-os e orientando-os para esta nova trajetória.
  • Cultura consciente: ter uma abordagem que se concentra em criar um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, onde os funcionários sejam valorizados e apoiados. As empresas humanizadas trabalham para criar uma cultura de confiança, transparência e inclusão, onde todos sejam encorajados a contribuir e crescer.

 

AS AÇÕES PRÁTICAS DE UMA EMPRESA HUMANIZADA

  1. Comunicação aberta e transparente: A comunicação é crucial para criar uma cultura de confiança e colaboração. Promovem uma comunicação aberta e transparente, onde os colaboradores podem expressar suas opiniões e sugestões.
  2. Liderança participativa: A liderança participativa permite que os colaboradores façam parte da tomada de decisão, o que os ajuda a se sentirem mais valorizados, engajados e comprometidos com a empresa.
  3. Oportunidades de desenvolvimento profissional: oferecem oportunidades para que os colaboradores desenvolvam suas habilidades e carreiras, o que os incentiva a serem engajados e produtivos.
  4. Cultura inclusiva e diversa: valorizam a diversidade e promovem uma cultura inclusiva, onde todos se sentem bem-vindos e respeitados, independentemente de sua raça, gênero, orientação sexual, neuro diversos, etc.
  5. Benefícios e programas para a saúde e bem-estar: oferecem benefícios e programas para promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores, como programas de saúde mental, flexibilidade no horário de trabalho, etc.
  6. Reconhecimento e recompensas: Na gestão humanizada, os profissionais são valorizados e respeitados pela sua individualidade, contribuindo de forma proativa na organização. No entanto, esse conceito só funciona quando é aplicado verdadeiramente, em todas as esferas do trabalho. Coloque em prática e mostre os resultados para que todos se sintam contemplados e motivados.

 

CONTE COM O APOIO DA DYNARGIE PARA MUDAR!

Nos programas de formação Dynargie, usamos diversas ferramentas para apoiar nossa metodologia, projetando a realidade da empresa e o cotidiano do gestor, engajando os participantes durante o processo de formação e desenvolvimento, facilitando o aprendizado e potencializando seus resultados.

Atuamos no human side of business com o propósito de transformar comportamentos e impactar resultados. Nossas soluções estão em linha com as necessidades atuais de formação e desenvolvimento e fazem parte de nosso DNA. Em nossos programas, antes das técnicas, abordamos a importância da mentalidade adequada para lidar com esse novo contexto de mundo.

Conheça mais a nosso respeito no site www.dynargie.com.br, no Blog www.blog.dynargie.com.br e siga-nos no Linkedin dynargie-brasil e no Instagram

Comentário

Deixe um comentário

13 + 8 =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes