O novo normal – A evolução do trabalho híbrido nas empresas

As empresas tiveram que se adaptar ao novo conceito do trabalho híbrido, um desafio para todos, empresa e funcionários.

Muitas empresas perceberam que o trabalho remoto pode trazer benefícios, como economia de custos, maior flexibilidade para os funcionários, maior produtividade e até mesmo maior diversidade de contratação. Por outro lado, o trabalho presencial permite uma melhor colaboração e comunicação entre os funcionários, bem como a capacidade de realizar atividades que exigem a presença física.

Algumas empresas estão adotando políticas de trabalho híbridas em que os funcionários podem escolher quando trabalhar em casa e, quando trabalhar no escritório. Outros estão adotando uma abordagem mais estruturada, em que os funcionários trabalham remotamente em dias específicos da semana ou em semanas específicas do mês. Algumas empresas também estão implementando horários flexíveis, para permitir que os funcionários trabalhem em horários que se adéquem melhor às suas necessidades.

Em geral, o trabalho híbrido parece estar evoluindo rapidamente nas empresas, com muitas empresas adotando essa abordagem e outras considerando-a como uma opção de longo prazo. No entanto, ainda há muitos problemas a serem resolvidos, como segurança de dados, gerenciamento de equipes remotas e criação de uma cultura de empresa unificada.

 

IMPACTOS DO TRABALHO HÍBRIDO NA GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS

Pensar na forma de gerir as pessoas nesse modelo de trabalho, tem um impacto significativo nos recursos humanos das empresas, especialmente nas áreas de recrutamento, treinamento e desenvolvimento, gerenciamento de desempenho, engajamento dos funcionários e cultura organizacional.

Em termos de recrutamento, o trabalho híbrido pode expandir a base de talentos que uma empresa pode acessar, permitindo que ela recrute funcionários de diferentes localidades geográficas. No entanto, isso também significa que a empresa precisa estar preparada para gerenciar uma equipe remota e garantir que todos os funcionários sejam engajados e produtivos.

Os treinamentos e desenvolvimentos precisam ser adaptados para acomodar funcionários que trabalham remotamente. Isso pode incluir a realização de aprendizagem on-line, a criação de comunidades virtuais de aprendizagem e  treinamentos específicos para gerenciar equipes remotas.

O gerenciamento de desempenho pode ser afetado pelo trabalho híbrido, já que os gerentes precisam encontrar maneiras de avaliar o desempenho dos funcionários que trabalham remotamente. Isso pode incluir o estabelecimento de objetivos claros, o acompanhamento do desempenho através de ferramentas remotas e realizações de reuniões individuais regulares.

O engajamento dos funcionários é uma preocupação, já que os funcionários podem se sentir desconectados da cultura organizacional e da equipe. Para mitigar isso, as empresas precisam encontrar maneiras de manter uma cultura organizacional forte, mesmo com funcionários trabalhando remotamente. Isso pode incluir a realização de eventos virtuais, comunicações regulares da empresa e promoção de uma cultura de confiança e colaboração.

Em resumo, o trabalho híbrido ainda está em implantação e temos muito a aprender.

CONTE COM O APOIO DA DYNARGIE PARA MUDAR!

Nos programas de formação Dynargie, refletimos com os participantes, em uma troca otimizada de conhecimento e experiências, sobre a melhor forma de gerir pessoas num ambiente onde há mais perguntas que respostas. Ao final de cada treinamento, o participante “leva para casa” o resultado de um amplo debate e um conjunto de ferramentas práticas, simples e consistentes para gerir sua equipe nesse contexto tão desafiador.

 

Conheça mais a nosso respeito no site www.dynargie.com.br, no Blog www.blog.dynargie.com.br e siga-nos no Linkedin dynargie-brasil, no Instagram, no Facebook e no Twitter.

 

Comentário

Deixe um comentário

cinco × quatro =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes