O uso de plataformas tecnológicas e gamificação nos treinamentos, vêm ganhando destaque no mundo inteiro

Adotar métodos inovadores nas ações educativas de uma empresa pode fazer a diferença nos resultados da estratégia. Entre tantas opções, as plataformas digitais e a gamificação se tornaram uma grande tendência por trazer resultados impressionantes ao engajar pessoas e otimizar tarefas.

Os treinamentos através de plataformas digitais e gamificação projeta o ambiente de negócios, utilizando mecanismos dos jogos para motivar e engajar os colaboradores de empresas, adotando elementos como sistema de recompensa, competição e definição de objetivos para tornar o treinamento mais atrativo.

Investir em educação corporativa é uma estratégia que vem ajudando negócios, de todos os portes e segmentos de mercado, a melhorarem seus resultados ao capacitar seu maior ativo: os colaboradores.

Por outro lado, as demandas crescentes das gerações mais jovens e a característica da Dynargie de sempre acompanhar a evolução tecnológica no campo das soft skills, fortalecem ainda mais o uso da plataforma digital e da gamificação como ferramenta fundamental para aumentar o engajamento dos treinandos.

Essas metodologias nos negócios proporcionam diversos benefícios, bem como ajuda a aprimorar habilidades técnicas nos colaboradores, com chances de atingir o objetivo de aperfeiçoar as soft skills dos colaboradores.

 

OS BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA DAS PLATAFORMAS E DA GAMIFICAÇÃO

Saiba quais são os principais fatores que tornam as ferramentas tecnológicas um sucesso:

A teoria da autodeterminação, nos traz 3 elementos principais que fazem da gamificação uma ferramenta bem-sucedida no campo da formação e no aumento do engajamento dos participantes.  São esses 3 elementos principais:

  • Autonomia: respondendo a desafios e aprendizados no meu próprio tempo e ritmo, mantendo controle da situação.
  • Competência: A sensação de que posso alcançar algo utilizando o novo conhecimento, faz com que o participante se sinta capaz e querer seguir em frente (motivação).
  • Relacionados: Brincar com os outros, um elemento que constrói conexão social entre os participantes.

FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PODEM AJUDAR A EVOLUIR E TREINAR HABILIDADES

Essas metodologias inovadoras fazem a diferença no caso do treinamento corporativo e pode ajudar o momento de aprendizagem ser mais engajador, dinâmico e efetivo, por diversos motivos:

  • Motivação: os jogos despertam naturalmente a curiosidade e atenção das pessoas e essa metodologia aproveita essa inclinação para motivar os colaboradores a realizarem atividades que terão impactos positivos em sua realidade, aumentando o seu ânimo.
  • Fortalecimento do conhecimento: tudo que é aprendido com estímulos lúdicos é mais fácil de ser gravado na memória. Isso ajuda os colaboradores a aplicar melhor os aprendizados dos treinamentos em seu dia a dia.
  • Metodologia ativa: um jogo sempre demanda proatividade dos participantes. Nessa dinâmica os colaboradores precisam ter uma atitude mais ativa nos treinamentos, se tornando protagonistas nos processos de aprendizagem.
  • Método moderno: as pessoas estão familiarizadas com o uso da tecnologia em seu dia a dia e adoção desses tipos de ferramentas aproximam os colaboradores das atividades do treinamento corporativo, quebrando algumas barreiras e modernizando esse processo.
  • Combinação com outras metodologias: a gamificação é uma ferramenta flexível que pode ser adotada com outras possibilidades, como indicação de leituras complementares, por exemplo, potencializando o resultado das estratégias usadas;
  • Uso de dados: as plataformas tecnológicas permitem com que o RH tenha relatórios automáticos do desempenho dos colaboradores, ajudando a identificar quais pontos do treinamento estão dando certo e quais precisam ser aprimorados. Esses dados confiáveis podem ser usados na tomada de decisões a respeito das ações educativas.

 

NO PRÓXIMO MÊS A DYNARGIE LANÇARÁ O NOVO MOOD EXPLOSION

A tecnologia é parte essencial de nossas vidas atualmente. Em um curto espaço de tempo, a tecnologia tomou conta do mercado e agora não conseguimos imaginar uma vida sem ela.

A Dynargie sempre esteve atenta a esses movimentos e a tecnologia faz parte de nosso escopo de trabalho. Em 2017, muito antes da pandemia, iniciamos o desenvolvimento de nossa plataforma digital exclusiva, a D Platform. Em 2019, antes da pandemia, ela já estava sendo utilizada no mundo inteiro.

Em 2010 lançamos o Mood Explosion, um game de simulação de gestão, ainda em papel. Durante 2021/2022, investimos no desenvolvimento do novo Mood Explosion, agora em uma plataforma digital de gamificação, com situações atuais do mundo do trabalho híbrido, totalmente reformulado, inovador, que projeta a realidade da empresa e em particular, o cotidiano do gestor. Um simulador integra as diferentes variáveis de gestão de pessoas e cada uma de suas ações, e estas terão impacto próximo a realidade nos diferentes indicadores de desempenho da gestão. É uma ferramenta que gera aos participantes oportunidade de aplicar o que aprendeu, testar seu impacto em diferentes indicadores e ajustar sua abordagem de acordo com o perfil de cada membro da equipe.

Aguarde o lançamento no Brasil do novo Mood Explosion no mês de novembro/2000.

 

CONTE COM O APOIO DA DYNARGIE PARA MUDAR!

Nos programas de formação Dynargie, usamos diversas ferramentas de tecnologia para apoiar nossa metodologia, projetando a realidade da empresa e o cotidiano do gestor, engajando os participantes durante o processo educativo, facilitando o aprendizado e potencializando seus resultados.

Atuamos no human side of business com o propósito de transformar comportamentos e impactar resultados. Nossas soluções estão em linha com as necessidades atuais de formação e desenvolvimento e fazem parte de nosso DNA. Em nossos programas, antes das técnicas, abordamos a importância da mentalidade adequada para lidar com esse novo contexto de mundo.

Conheça mais a nosso respeito no site www.dynargie.com.br, no Blog www.blog.dynargie.com.br e siga-nos no Linkedin dynargie-brasil e no Instagram

Comentário

Deixe um comentário

dez + catorze =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes