Por que empresas perdem seus melhores colaboradores? (parte 2)

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No post anterior, nós começamos a tentar responder por que as empresas perdem seus melhores colaboradores. O relatório de retenção 2018 realizado pela Work Institute apontou 50 razões que foram agrupadas em 10 categorias. Esses dados apoiam insights e ações para evitar que a empresa sofra com esse tipo de demanda, gerando um custo evitável. Confira a continuação da lista com mais informações apresentadas por esse trabalho.

6. Por que empresas perdem seus melhores colaboradores? Características do trabalho

Representando quase 8% das razões de saída, as empresas perdem seus melhores colaboradores pelas características do trabalho. O relatório ainda ressalta que, embora a categoria não figure entre as primeiras, é preciso estar atento a ela. Isso porque nos últimos sete anos ela teve um incremento de significativos 130%. E se a oferta de trabalho aumenta, diminui ainda mais a tolerância dos colaboradores quanto a empregos que não trazem satisfação.

Na pesquisa, insatisfação geral causada por aspectos do trabalho foi a maior motivação desse tópico, com 38,4%. Essa explicação sobre porque as empresas perdem seus melhores colaboradores ainda abre um alerta importante. Muitos entrevistados relataram não terem voz ou não serem ouvidos, falta de desafios e oferta de empregos com mais flexibilidade – aspectos que os fizeram sair da companhia em 2017.

Em segundo lugar, outro motivo que merece ser exposto é a sobrecarga de tarefa ou função. 31,3% citaram isso como algo que incomodava a ponto de abandonarem o barco. Para ilustrar, os profissionais apontam longas horas de trabalho, expectativas obscuras ou pouco claras, aumento de responsabilidades devido ao menor número de trabalhadores etc.

7. Por que empresas perdem seus melhores colaboradores? Ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho é sinalizado por 6% das razões que as empresas perdem seus colaboradores. Os colegas de trabalho problemáticos estão no topo das motivações dessa categoria, mencionada por 36% das pessoas. Nos exemplos estão equipes sem harmonia, assédio, atitudes ruins de um modo geral e falta de resolução de conflitos. De acordo com o relatório, não se deve subestimar os relacionamentos. Em um outro estudo, os funcionários que avaliaram seus empregos como excelentes disseram que um dos fatores de classificação foram as pessoas.

Outro motivo importante que fez as empresas perderem seus colaboradores foi a cultura da companhia, com 34%. Isso inclui empregado e empregador que não combinam, diferenças e condições de trabalho que não coincidem com o esperado.

8, 9 e 10. Por que empresas perdem seus melhores colaboradores? Recolocação, involuntário e aposentadoria

O objetivo do estudo em descobrir o que motivou homens e mulheres a deixarem seus empregos em 2017 é de proporcionar insights às companhias e líderes a fim de melhorar a retenção de profissionais. Dessa forma, o estudo aponta sem aprofundar as três razões finais que compõem esse Top 10 como menos evitáveis.

A categoria recolocação representa 9% das razões que fizeram as empresas perderem os seus colaboradores. Em seguida, com 7%, está a categoria involuntário, que representa as saídas por términos de contrato e demissão. Por fim, com o mesmo percentual da anterior, se encontra a aposentadoria.

Como evitar perder seus melhores colaboradores?

De acordo com o relatório, muitas organizações são únicas nas questões sobre rotatividade. A retenção de colaboradores se torna cada vez mais complexa. Os dados podem trazer um grande insight, porém não devem ser as únicas fontes de conhecimento, pois segundo o estudo, as razões que fazem o colaborador deixar o seu emprego podem variar bastante de empresa para empresa.

Por isso, além da compreensão feita a partir dessas informações, é fundamental que cada companhia identifique as suas próprias causas. A partir daí, fica claro e fácil tomar decisões e montar estratégias para prevenir a saída dos funcionários. Afinal, isso gera um custo enorme com encargos e treinamentos posteriores com a contratação de novos profissionais.

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