Quando é bom procrastinar

Post4

A procrastinação é considerada, muitas vezes, uma das vilãs do cotidiano. Afinal, causa certo pânico e ansiedade saber que teremos que concluir aquele relatório aos 45 minutos do segundo tempo por tê-lo adiado. Ainda que, na maioria dos casos, ela seja improdutiva, há outros em que é o melhor caminho para se tornar um profissional mais competente e eficaz.

 É o caso das decisões. Pesquisas mostram que é melhor esperar ao máximo antes de deliberações importantes porque permite mais tempo para processar todos os dados disponíveis e, então, ser mais assertivo nas escolhas. Além disso, postergar pode ser bastante útil para fugir do nervosismo e da pressão, esfriar a mente para, com calma, pensar nas ações a serem tomadas.

 Em outros momentos, uma pausa para um café e um diálogo de cinco minutos (cinco!) no corredor podem ser mais eficientes do que ficar insistindo em encontrar uma solução. Espairecer a cabeça e descontrair, mesmo que por alguns segundos, nos torna mais felizes e, consequentemente, atenua o desgaste mental e emocional causado pelo estresse. Seguindo esta mesma lógica, a alegria se reflete em maior produção e alta eficiência.

 Isso acontece porque o medo de falhar, inexperiência ou perfeccionismo são razões frequentes para não apertar o botão “start”. Ao conversar com outras pessoas, ganhar algumas horas para estudar mais ou tirar o foco do pensamento adquirimos mais confiança e segurança.

 Outro bom motivo para postergar é fazer um alongamento, relaxando para aliviar a tensão e as dores nas costas e nos ombros. Com o tronco mais soltinho, você ganha fôlego para desempenhar aquele job pendente. O corpo para de pedir a sua cama durante o expediente e agradece a automassagem, se posicionando com maior afinco nos deveres.

Mas, é claro que todas essas pausas devem ser feitas com moderação. A ideia não é empurrar com a barriga todas as atividades, é ter consciência de que, às vezes, é necessário respirar novos ares para se chegar a uma grande ideia ou refletir melhor sobre determinado assunto.

Do contrário, deixar para depois, pode gerar mais dor de cabeça que aquela planilha que você não quer fazer agora. Muitos profissionais adiam o início ou a conclusão de uma tarefa simplesmente porque preferem dedicar suas melhores horas do dia naquilo que mais lhes agrada ou que acreditam que os desenvolverá mais. A estratégia é válida, desde que isso ocorra de forma saudável. Em outras palavras, este hábito não pode prejudicar seu chefe ou demais colegas. É preciso ficar atento nas prioridades individuais e da equipe para trabalhar desta maneira.

 

Comentário

Deixe um comentário

18 − 1 =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes