A Saúde Mental, o Estresse e a Inteligência Emocional

A saúde mental nas empresas é uma preocupação cada vez mais relevante, pois, o bem-estar dos colaboradores tem impacto direto na produtividade, na satisfação no trabalho e na qualidade de vida. A saúde mental, o estresse e a inteligência emocional estão interligados e desempenham um papel fundamental no bem-estar pessoal e profissional.

A saúde mental atesta o nível do estado emocional, psicológico e social de uma pessoa, sua capacidade de lidar com o estresse, enfrentar desafios, manter relacionamentos saudáveis e ter uma visão positiva da vida. O estresse é a resposta física e emocional do corpo a eventos estressantes ou demandas excessivas, sendo ele crônico pode ter impacto negativo na saúde mental e física, afetando o desempenho no trabalho, nos relacionamentos e na qualidade de vida. Já a inteligência emocional, é a capacidade de reconhecer, entender e gerenciar suas próprias emoções e as emoções dos outros. Ela envolve habilidades como autoconsciência, autogerenciamento e empatia. A inteligência emocional é importante para lidar com o estresse, desenvolver relacionamentos saudáveis e tomar decisões assertivas.

Desenvolver a inteligência emocional pode ajudar as pessoas a gerenciar o estresse de forma mais eficaz, identificar e regular suas emoções, cultivar relacionamentos saudáveis e tomar decisões conscientes. Isso, por sua vez, contribui para a promoção da saúde mental e o bem-estar geral.

É importante reconhecer a importância de cuidar da saúde mental, adotar estratégias de gerenciamento de estresse e investir no desenvolvimento da inteligência emocional tanto ao nível individual quanto organizacional, para promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

 

COMO CUIDAR DA SAÚDE MENTAL NAS EMPRESAS

Essa missão não é de apenas uma área como o RH e nem se resume a acabar com o preconceito acerca dos problemas emocionais. É preciso atuar em diversas frentes da corporação a fim de promover bem-estar e melhorar o ambiente de trabalho.

Cultura empresarial: a saúde mental e o bem-estar devem fazer parte da cultura organizacional. Por isso, uma revisão e um melhor direcionamento serão importantes para pautar as ações. Esses valores servirão de base para que todos os colaboradores possam seguir em harmonia na mesma direção. Vale ressaltar ainda, que a tendência é valorizar os colaboradores e a experiência deles, na empresa.

Gestão: os cuidados com a saúde mental dos colaboradores dependem de um gerenciamento mais humanizada. A preocupação não deve estar somente no planejamento, divisão de tarefas e prazos, mas também, em cuidar do ativo mais importante que as empresas possuem: as pessoas.

Liderança: é imprescindível oferecer suporte às lideranças. Isso significa proporcionar técnicas e ferramentas para ajudar na construção do bem-estar no trabalho e na promoção da saúde mental. Além disso, os gestores devem demonstrar apoio àqueles que procuram por zelo emocional. Lembre-se que os líderes devem dar o exemplo de autocuidado, bem como serem os responsáveis por vivenciar a cultura organizacional no dia a dia.

Informação: promover a prevenção e cuidado com a saúde mental requer ainda uma ferramenta importantíssima: a informação. Com o conhecimento será possível acabar com o tabu e o estigma dos transtornos psiquiátricos. Por consequência, as pessoas estarão mais cientes da seriedade do problema e mais solícitas umas para as outras.

Autoconhecimento: por fim, mas não menos importante, o cuidado com a saúde mental precisa de autoconhecimento. Isso é primordial para identificar e gerenciar as emoções dentro e fora do trabalho.

COMO APLICAR TODO ESSE CUIDADO COM SAÚDE MENTAL

Promover cuidados com saúde mental e bem-estar no trabalho é uma missão bastante desafiadora. É preciso trabalhar diversas frentes para atingir o objetivo. Na metodologia Dynargie, a consultoria utiliza toda a sua expertise para avaliar o projeto como um todo. Esse olhar neutro é capaz de identificar agentes estressores que possam prejudicar o ambiente de trabalho, por exemplo. Além, é claro, de implementar as ações necessárias para solucionar e aprimorar a gestão.

O programa Inteligência Emocional da Dynargie ajudamos os participantes a entender e mapear suas emoções e definir o equilíbrio ideal e mais sustentável para alcance de objetivos específicos.

O programa PlayWell atua diretamente na gestão do estresse. Os consultores levam conhecimento e ferramentas para que os Gestores possam administrar melhor as tensões do dia a dia. Além disso, também acompanham os resultados e traçam um plano de ação em conjunto com os participantes. Isso faz com que os Gestores e a equipe tenham uma experiência de trabalho mais satisfatória.

Como consequência desse cuidado com a saúde mental, as empresas conseguem prevenir os transtornos mentais e outras doenças. Consequentemente, poupam gastos com tratamentos e prejuízos com o absenteísmo. Além disso, o time se sente mais valorizado. Quando as pessoas sentem que existe uma consideração honesta, a tendência é criar uma conexão maior com a corporação. O bem-estar no trabalho favorece ainda a produtividade e a proatividade. Como consequência, os colaboradores atuam com mais engajamento e habilidade. Isso sem falar que a marca conquista uma imagem positiva com os consumidores e stakeholders. Saúde é um ótimo investimento com múltiplos beneficiários.

 

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